Uma Iniciativa Febraban

Hora de investir? Conheça o Tesouro Direto.

A gente já sabe que é importante reservar uma quantia dos seus ganhos para poupar, e que pode ser ainda mais legal passar do perfil de poupador para investidor. 

Se você já está pensando nisso, você pode investir no Tesouro Direto, uma modalidade de investimento em títulos públicos com pagamento garantido pelo Tesouro Nacional.

Tudo explicadinho!
O Tesouro Direto é um investimento criado pelo Tesouro Nacional em parceria com a BM&FBovespa para democratizar a compra de títulos da dívida pública. 

Funciona assim: você empresta dinheiro para o governo brasileiro para receber no futuro uma remuneração por este empréstimo. Ou seja, você receberá o que emprestou mais os juros correspondentes.

Além disso, esse é um investimento de renda prefixada e você pode fazer uma previsão dos rendimentos de acordo com o tempo que deseja investir antes de começar a aplicar. A partir de R$ 30 já é possível comprar os títulos. 

Como funciona?
Os títulos do Tesouro Direto são negociados apenas “escrituralmente”, isto é, não existe um documento físico que representa esse título. Você terá a garantia da aplicação por que recebe um número de protocolo gerado a cada operação e o título adquirido fica atrelado ao seu CPF. Mas você pode consultar sempre que quiser no site do Tesouro Direto.

Além disso, o Brasil possui uma ótima reputação como emissor, pois seus títulos são considerados “Grau de Investimento” pelas três maiores agências de classificação de risco internacionais: Fitch, Moody´s e S&P.

Investindo em 3, 2, 1...
Preparamos um passo-a-passo super prático para você entender o que é necessário para investir no Tesouro Direto. Confira:

1) Você precisa ter CPF e conta corrente em uma instituição financeira. 

2) Você pode escolher um banco ou uma corretora para intermediar suas transações com o Tesouro Direto. 

3) Depois é só solicitar seu cadastramento na instituição financeira, escolher sua senha e pronto!

Com a sua senha, você pode acessar o site do Tesouro Direto para consultar seus investimentos e realizar aplicações online quando e sempre que quiser.

Como posso aplicar meu dinheiro?
Você pode realizar aplicações no Tesouro Direto de três formas: pelo próprio site do Tesouro Direto, pelo site da sua corretora ou banco ou, ainda, você pode dar autorização à sua instituição financeira para que ela negocie e compre os títulos para você.

Essa última opção é uma forma prática de investir. Mas só verifique se o banco ou corretora que você escolher possui essa funcionalidade.

Investindo e cuidando do seu bolso sempre
Agora que você sabe um pouco mais sobre Tesouro Direto, você pode consultar mais informações aqui.

E pra manter o bolso sempre em dia e saber a melhor forma de investir, você pode contar com a ajuda do gerente do seu banco antes de aplicar seu dinheiro.


Matérias Relacionadas

Investimento programado

Perfil de Investidor

Inflação alta, como lidar?

Independência financeira

>

Economize sem sofrer

Planejamento financeiro em tempos de crise

Aprenda mais sobre economia e finanças e se divirta.

Livros para manter o bolso em dia