Uma Iniciativa Febraban

Perfil de Investidor

Na hora de investir, tão importante quanto o conhecimento sobre os tipos de investimentos disponíveis é descobrir qual é seu perfil de investidor.

Da mesma forma que nosso perfil de consumidor nos leva a optar por determinados tipos de roupa, restaurantes, bares, etc., nosso perfil de investidor terá uma forte influência nas nossas decisões de aplicação do nosso dinheiro.

Como vou descobrir meu perfil?

As instituições financeiras podem ajudar nessa missão, pois elas vão pedir para você responder a um questionário conhecido como Análise de Perfil do Investidor (API). Essa avaliação leva em conta aspectos importantes como idade, valor e motivo de investimento, tempo de resgate e sensibilidade ao risco. De acordo com suas respostas, você será classificado em um dos seguintes perfis:

Conservador: Procura investir em produtos de risco mais baixo, como títulos públicos e fundos de renda fixa.

Moderado: Procura manter um equilíbrio entre renda fixa e variável que lhe traga conforto e rentabilidade de acordo com o prazo do investimento.

Arrojado: Foca em investimentos visando maximização do retorno absoluto. Costuma conhecer e aceitar os maiores riscos envolvidos para atingir seus objetivos.

Por que fazer o teste?
Desde 2010 a ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais determina que as instituições financeiras verifiquem o perfil de investidor e a partir daí ofereçam alternativas de investimento adequadas para o perfil diagnosticado.

Muitas vezes, por exemplo, o investidor tem a certeza de que tem um perfil arrojado, mas fatores como idade e tempo de investimento podem indicar o contrário ou então o investidor tem certeza de que é conservador, mas fazendo o teste descobre que pode investir em alguns produtos de renda variável, o que o tornaria um investidor moderado.

O importante de todo esse processo é que aquele que pretende investir tenha consciência de suas características, principalmente quanto ao seu gosto ou aversão aos diferentes riscos existentes em qualquer investimento.  
  


Matérias Relacionadas

Revisão do Carro

Check Up do bolso - Planejamento anual de suas finanças

Aproveitando as liquidações após as festas de fim de ano

Entendendo a compulsão

Aproveite as férias de verão sem preocupaçao com orçamento

Casais que moram juntos