Uma Iniciativa Febraban

Vai pagar no boleto?

O boleto de cobrança é uma das formas de se pagar pela compra de um produto ou pela contratação de um serviço.

Em geral, nas compras feitas pela internet ou contratações de serviços, o cedente, ou seja, a pessoa ou empresa que vai receber o dinheiro, envia o boleto por e-mail. É uma prática comum, feita milhares de vezes por dia. 

Mas tem se tornado comum também a pessoa imprimir o boleto de cobrança, pagá-lo e depois descobrir que o boleto era falso.

Como assim?
Pois é, você paga e não leva. Para não cair nesse golpe, há algumas verificações simples que você pode fazer.

1. Confira o nome do cedente, ele precisa ser da empresa que vendeu o produto ou de quem você contratou o serviço.

2. O boleto é do Banco X, os três primeiros números (950) da linha digitável são de outro Banco. Então, o pagamento não está sendo feito para o Banco X (veja a ilustração). 

3. O logotipo do Banco X corresponde ao seu código (901), mas o início da linha digitável é diferente. (veja na ilustração). 

4. Se o código de barras tiver algum espaço em branco e não passar pelo leitor do caixa eletrônico, o que o obriga a pagar o boleto digitando os números, fique desconfiado, o boleto pode ser falso.

*A Febraban mantém no seu site o serviço Busca Banco, onde estão relacionados os Bancos e seus respectivos números.

Como prevenir a fraude
As alterações no boleto são feitas por um vírus de computador, um malware, que pode se instalar na sua máquina, enganar o antivírus e desviar o destino do pagamento.

Então, para evitar transtornos mantenha sempre atualizado o antivírus do seu computador. E, mais um cuidado, não reimprima o boleto em um site que não seja o do próprio Banco que o emitiu.

Dica: Se você tiver qualquer dúvida em relação ao boleto que precisa pagar, entre em contato com a empresa que vendeu o produto ou o serviço.


Matérias Relacionadas

Recicle o lixo e seus hábitos

Tudo sobre cartão pré-pago

Tudo sobre o cartão de crédito

Segurança nas compras online

>

Segurança nas operações financeiras online