canais

compartilhe
Indique por e-mail

Dica

Bodas de prata

25 anos de casamento! Para comemorar essa data, reunir a família e os amigos, envolvidos em um clima de união, é importante planejar a festa e organizá-la com antecedência. Confira alguns detalhes que não podem passar despercebidos.

Por onde começar?
Você pode começar a organizar a festa definindo o valor que será investido nela. Por exemplo: se você tem R$ 3.000,00 reservados para esse evento, contabilize e direcione os gastos dentro desse orçamento. Lembrando que este dinheiro não pode impactar nas outras despesas da família.

A lista de convidados
Esse pode ser um dos momentos mais complicados na hora de organizar a festa: escolher os convidados. São familiares e amigos entre outras pessoas que fazem (ou fizeram) parte da vida do casal.

Nessa hora, você pode levar em consideração o relacionamento e o grau de afinidade que tem com as pessoas da lista, pois muitas vezes, por conta do dinheiro ou da distância, não é possível convidar a todos.

Faça uma lista para poder ter uma ideia da quantidade de pessoas que gostaria de convidar. E depois você pode priorizar os contatos para chegar ao número de pessoas ideal para seu orçamento. Faça as contas por pessoa para ver o número de convidados. Geralmente, os buffets já incluem no valor por pessoa a bebida, comida e decoração.

Convites: pessoalmente, por telefone ou convite impresso?
Avalie se há necessidade do custo de convite impresso. Coloque no papel quanto sairia para imprimir ou fazer ligações para convidar as pessoas. Uma opção que pode sair mais barata é o envio de email ou convite em redes sociais. Se atente ao fazer essa opção, pois nem todos da sua lista podem estar conectados no ambiente digital.

As alianças
Alguns casais fazem questão de trocar as alianças nessa comemoração, simbolizando a renovação do amor e os votos de fidelidade.

Se você faz parte desses casais ou está organizando a festa de quem deseja realizar essa troca, é preciso contar com essa despesa. Portanto, faça três orçamentos em lojas diferentes e coloque esse custo na sua lista da festa. Sem esquecer da qualidade, procure alternativas que não superem muito o que você está disposto a gastar.

Decoração da festa
Outro item da lista que pode dar um tom mais agradável à festa. E tem muitos detalhes que precisam constar: toalhas de mesa, forminhas dos doces, no enfeite do bolo: fazer me casa ou encomendar tudo? A resposta depende do seu planejamento. Nada melhor do que procurar empresas de confiança para fazer orçamentos e comparar com o quanto você gastaria se fosse colocar a mão na massa.

O ambiente
O ambiente conta muito e também pode ter custo envolvido. Se alguém ceder um espaço apropriado, melhor. Mas mesmo em salões de prédios e clubes é importante verificar se existem valores de aluguéis. Além disso, é preciso respeitar os horários e checar quais benefícios os donos do espaço podem oferecer, como: mesas e cadeiras, garçons, segurança, iluminação, telão, entre outros.

Eternizando os momentos: foto e filmagem
Organizar uma festa pode dar um pouco de trabalho, mas ver o resultado dela no final é gratificante. Para isso, você pode guardar os melhores momentos por meio das fotos e da filmagem do evento.

Esses serviços podem ser prestados por empresas e profissionais diferentes. Mas algumas empresas trabalham em parcerias entre fotógrafos e cinegrafistas, assim, os preços podem sair mais baratos. O mais importante é ver o portfólio da empresa para ter certeza do estilo do trabalho. Confira também os valores e condições de pagamento desses serviços, muitas vezes o parcelamento pode ser realizado em várias vezes. Planeje-se!

É hora de comer
Nos “comes e bebes” da festa, o primeiro quesito a ser considerado deve ser o estilo do casal e convidados e o valor por pessoa diante do cardápio.

Massas, churrasco ou até mesmo feijoada, podem ser boas opções para a festa que será de manhã, por volta do horário do almoço. Um jantar mais formal para comemorar a data, pede um cardápio mais elaborado. As saladas, dois ou três tipos de carnes, frutas e sobremesas podem fazer parte dos comes.

Optando por um almoço ou jantar, dá pra fazer um cardápio adequado sem gastar mais do que o necessário. Veja quantas pessoas irão a festa, se são crianças, adultos, homens ou mulheres e faça as contas da quantidade de comida e bebida que vai fazer ou pedir ao buffet.

Levando um pouco da festa para a casa: as lembrancinhas
Alguns casais optam por dar um “agrado” aos convidados no final da festa, as chamadas lembrancinhas. Esses agrados podem ser um bem-casado ou uma foto personalizada do casal. Tudo depende do gosto e do bolso dos organizadores. Mas vale pensar também no custo unitário e verificar se esse dinheiro vale mesmo a pena diante de outros gastos com ambiente e comes e bebes.

Não me planejei, mas quero comemorar!
Se chegar aos 25 anos de casamento e não tiver uma reserva em dinheiro para festa é preciso avaliar uma série de fatores para não deixar a data passar e branco e, ao mesmo tempo, não comprometer a renda da família.

Linhas de crédito podem ajudar a realizar o sonho, mas devem ser analisadas com cuidado pensando na quantidade de parcelas e juros envolvidos, além de outras dívidas que já fazem parte das contas do mês.

Se o bolso estiver apertado uma solução é optar por algo mais intimista. Um jantar, uma pequena viagem ou um momento especial podem marcar também. E vale já começar a pensar no aniversário de casamento de 30 (Bodas de Pérola), 40 (Bodas de Rubi ou Esmeralda) ou 50 anos (Bodas de Ouro). Que tal?

3 Comments

  1. CAMILA em 30 nov
    "AMEI AS DICAS ME AJUDOU BASTANTE."
  2. ismenia em 06 out
    "obrigado pelas dicas, me ajudou bastante, ja que faço 25 anos de casada em dezembro."
  3. Gracinha Barreto Natal Rn em 24 jul
    "Excelente apresentação... um passo a passo perfeito. obrigada!!!  é de grande valia para mim que faço 25 de casada,   em dezembro próximo !!!
                           Valeu !!!
    "

deixe seu comentário

Este é um espaço para você deixar seu comentário sobre esse conteúdo. Dúvidas e outras
informações devem ser enviadas para o nosso canal Fale Conosco.

  1.