canais

compartilhe
Indique por e-mail

Dica

Como declarar – Aluguel

O aluguel recebido de pessoa física é declarado mês a mês na ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física, junto com eventual imposto pago por meio do Carnê-leão e deduções.

Dos valores do aluguel recebido podem ser excluídos, quando o encargo tenha sido exclusivamente do locador as quantias relativas a:

- Impostos, taxas e emolumentos (lucros) incidentes sobre o bem que produzir o rendimento, como o IPTU;
- aluguel pago pela locação de imóvel sublocado;
- despesas pagas para cobrança ou recebimento do rendimento (o valor pago à administradora do imóvel deve ser relacionado na ficha Pagamentos, código 70);
- despesas de condomínio.
 

Não são dedutíveis dos rendimentos de aluguel as despesas com advogado para retirar inquilino e a realização de reformas no imóvel para futura locação.

Contrato comercial
Os valores recebidos de locação comercial, com todos os descontos descritos acima, se for o caso, é informado na ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica, junto com o imposto retido na fonte pela empresa, para compensação.

Inquilino
Em sua declaração, o inquilino informa o valor pago pelo imóvel na ficha Pagamentos Efetuados, código 70. O valor não é dedutível dos rendimentos tributáveis, mas é requerido pela Receita para checagem da declaração do locador. Inquilino que não informa o pagamento fica sujeito em eventual fiscalização à multa de 20% do valor da despesa não declarada.

O conteúdo sobre Imposto de Renda é elaborado pelos jornalistas: Paulo Pinheiro, Regina Pitoscia, Rosângela Dolis e Tom Morooka.

deixe seu comentário

Este é um espaço para você deixar seu comentário sobre esse conteúdo. Dúvidas e outras
informações devem ser enviadas para o nosso canal Fale Conosco.

  1.