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Dica

Estresse

Tensão muscular, dores nas costas, na cabeça e dificuldade para dormir. Esses são apenas alguns dos sintomas do estresse, que é um incômodo frequente na maioria dos ambientes de trabalho. Se você se sente assim com frequência ou conhece alguém que apresenta esses sinais, fique de olho para evitar problemas para a saúde e bolso.

Isso é “frescura”!
É comum ouvir pessoas falando que o estresse não passa de “frescura”. Mas a OMS (Organização Mundial da Saúde) o define como uma condição que é resultado de pressões e desafios que não coincidem com as habilidades e conhecimentos do trabalhador.

A OMS também atenta que um “desafio”, por exemplo, não significa estresse, pelo contrário, pode até ser um grande motivador. Entretanto, em alguns casos, o “desafio” se torna uma pressão, que pode ser excessiva ou incontrolada, daí resulta no problema.

Não pense que quem não trabalha está livre de ficar estressado. Uma rotina pessoal agitada e cheia de compromissos também pode estressar qualquer pessoa. Por isso é preciso ter cuidado, pois o estresse repetitivo pode levar a doenças físicas e psicológicas. É importante ficar atento para evitar esse incômodo ou saber identificá-lo para evitar prejudicar ainda mais a vida pessoal e profissional.

Estressado, eu?
O estresse pode ser entendido como uma resposta do organismo a situações de muito cansaço ou pressão exagerada. Os sintomas podem ser físicos e/ou psicológicos. Alguns dos sinais mais comuns que indicam estresse são:

- Ansiedade;
- Baixa imunidade;
- Pouca disposição;
- Depressão;
- Insônia;
- Dor de cabeça constante;
- Ganho ou perda de peso excessiva;
- Gastrite; e
- Diarreia.

Se você tem com frequência algumas dessas condições é importante procurar um médico ou psicólogo para confirmar o diagnóstico e ver qual tratamento mais adequado para a sua situação.

Lembre-se de fazer as contas antes de consultar um profissional para não se enrolar com os gastos.

Somente um profissional especializado pode indicar um possível tratamento. Se o estresse não for tratado corretamente, ele pode causar várias doenças como aumento na pressão arterial, colesterol, maior risco de derrame, problemas cardiovasculares, entre outros. Tudo isso pode afetar sua vida pessoal e profissional e, consequentemente, o seu orçamento.

Mas como evitar?
- Identifique o problema. Assim você pode procurar formas de lidar com essas situações ou simplesmente evitá-las.

- Faça o que você precisa fazer agora. Deixar as coisas pra depois pode causar mais desgaste, pois você fica ligado mentalmente em cada tarefa não terminada, gerando ansiedade e preocupação, o melhor é se programar para fazer as atividades com antecedência.

- Multi-tarefa. Fazer muitas coisas ao mesmo tempo pode até passar a imagem de produtividade, mas também pode ser um gerador de estresse. Procure fazer uma coisa de cada vez com atenção.

- Hora de comer é “sagrada”. Evite se alimentar com pressa e tente manter uma dieta saudável. Se você está com um quadro de estresse é importante evitar o consumo de álcool, café e cigarro.

- Relaxe. Escute uma boa música, faça um passeio, brinque com seu animal de estimação. Busque reservar um tempo só para relaxar.

- Pratique exercícios físicos. Essa é uma ótima maneira de se distrair de momentos estressantes. E você nem precisa gastar muito dinheiro pra isso. Você pode caminhar ou correr em um parque.

- Dê boas gargalhadas. Além de aliviar a tensão, facilita na hora de encarar as situações estressantes de uma maneira diferente.

23 de setembro é o Dia Nacional de Combate ao Estresse, que serve para alertar as pessoas que vivem correndo contra o relógio no ambiente de trabalho ou devido às atividades e compromissos da vida pessoal. Aqui no Brasil a doença pode causar afastamento do trabalhador por um período determinado pelo médico, se comprovado o caso. 

11 Comments

  1. joyce em 13 nov
    "achei muito legal está pagina"
  2. elaine em 10 nov
    "que otimo"
  3. Fabiola Aragao em 26 out
    "realmente é um assunto de interesse para as fases de uma vida e que deve ser bem protegida e cuidados.Tanto os comentários como as dicas deverão atingir bons resultados se fizermos com respeito e obediencia.VALEU..."
  4. valdeci em 26 out
    "vou seguir esses conselhos eu sou uma pessoa muito estressada me irrito com qualquer coisa."
  5. Carlos rodrogues em 24 out
    "Essas dicas ajuda muito no nosso dia a dia"
  6. Milton floriano de Camargo em 08 out
    "boa noite!Parabens pela sua"
  7. solange em 22 set
    "Dicas maravilhosas que irão me ajudar muito, obrigada pelo belo trabalho."
  8. PEDRO GONZAGA em 09 set
    "muitíssimo obrigado por vocês ai pois nós só temos que elogia-lós vosso trabalho..."
  9. Flavia Paiva em 06 set
    "Nos ultimos meses fiquei muito estressada,por conta disso tive paralisia facial leve,estou me recuperando depois dessas dicas vou procurar me relacar mais,obrigado foi muito ultil essas dicas."
  10. Camilla em 31 ago
    "Obrigada pelas dicas! "
  11. cezar de oliveira em 20 ago
    "meus parabens pela sua inteligencia sua maneira de explicar,muito obrigado por voce esta ai nos enscinando a se comportar da maneira que avida nos leva . a ser feliz e alegra. abraços. "

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