canais

compartilhe
Indique por e-mail

Dica

Férias: como fica o meu salário?

Depois de trabalhar para manter o bolso em dia durante um ano, nada melhor do que as merecidas férias. Antes de se planejar para curtir esse momento, é importante saber quais são os seus direitos nesse período.

De acordo com a Constituição, todo trabalhador tem direito a um mês de descanso por ano, depois de 12 meses trabalhados na empresa. Caso o patrão não acate com a lei, deverá pagar o valor das férias em dobro.

Salário mais gordo
Ao sair de férias, o trabalhador tem direito a receber seu salário integral mais um terço desse valor (não pode haver descontos sobre o valor do acréscimo). A remuneração total deve ser paga até 48 horas antes do início das férias.

Nessa ocasião, o empregado também pode pedir a antecipação da primeira parcela do 13º salário.

Se quiser o trabalhador ainda pode vender parte das suas férias. Nesse caso é possível vender no máximo dez dias ao patrão ou à área de Recursos Humanos.

Temporada de férias coletivas
Geralmente elas ocorrem no período das festas de final de ano, mas o período pode variar de acordo com cada empresa.

Nessa situação, o funcionário deverá receber o pagamento em até 48 horas antes do início das férias coletivas, acrescido também de um terço do salário.

É importante lembrar que no caso dos trabalhadores que também estudam, o período das férias coletivas deverá coincidir com as férias escolares.

Quando dividir as férias
De acordo com a lei, as férias só podem ser concedidas de uma só vez. Mas existem empresas que possibilitam a divisão das férias em no máximo dois períodos.

A coordenadora editorial trabalhista e previdenciária do IOB Folhamatic, Milena Sanches, afirma que só em casos de necessidade as férias podem ser fracionadas: “Pela lei, as férias devem ser sempre concedidas em um só período, de 30 dias corridos, e nos 12 meses seguintes à data em que o empregado adquiriu o direito ao descanso remunerado”, explica.

No caso de empregados menores de 18 e maiores de 50 anos de idade, as férias só poderão ser concedidas uma vez.

Matérias relacionadas
Férias de verão
www.meubolsoemdia.com.br/canais/dica/ferias-de-verao

Férias escolares
www.meubolsoemdia.com.br/canais/dica/ferias-escolares

Cursos de férias
www.meubolsoemdia.com.br/canais/dica/cursos-de-ferias

deixe seu comentário

Este é um espaço para você deixar seu comentário sobre esse conteúdo. Dúvidas e outras
informações devem ser enviadas para o nosso canal Fale Conosco.

  1.