canais

compartilhe
Indique por e-mail

Dica

Síndico: como declarar

Síndicos de condomínio precisam ficar atentos ao fato de que os rendimentos que recebe pela administração estão sujeitos tanto ao recolhimento mensal do imposto de renda (carnê-leão), se o total superar o limite de isenção mensal, assim como na declaração anual.

Portanto, o síndico que recebeu remuneração mensal, de janeiro a março, superior a R$ 1.499,15, e de abril a dezembro, a R$ 1.566,61, ficou sujeito ao recolhimento do carnê-leão mensal.

Se foi inferior a esses limites, de todo modo, o total de rendimentos deve ser informado na declaração anual na Ficha de Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física e do Exterior.

Caso tenha outras fontes de rendimentos, o síndico deve somar a elas o que recebeu do condomínio para calcular o imposto devido. Até mesmo o que é recebido pelo síndico a título de desconto na taxa condominial é considerado como rendimento tributável.

O conteúdo sobre Imposto de Renda é elaborado pelos jornalistas: Paulo Pinheiro, Regina Pitoscia, Rosângela Dolis e Tom Morooka com informações de técnicos da Receita Federal, de consultores do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário: www.wikiir/ibpt.sescap.pr, com Samir Choaib, do escritório Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados.

deixe seu comentário

Este é um espaço para você deixar seu comentário sobre esse conteúdo. Dúvidas e outras
informações devem ser enviadas para o nosso canal Fale Conosco.

  1.