canais

compartilhe
Indique por e-mail

Conta conjunta

É um tipo de conta que possui mais de um titular. Por isso antes de abrir uma é importante você entender direitinho como ela funciona e em quais casos você pode usar.

Tipos de conta conjunta

- Solidária: Há mais de um titular na conta. Nessa modalidade há a opção de qualquer um dos titulares fazer movimentações de crédito e débito em conjunto ou isoladamente.

- Simples ou Não Solidária: Também tem mais de um titular. Só que nesse tipo de conta, a movimentação só pode ser feita na presença de todos titulares.

Em uma conta conjunta qualquer um dos titulares pode resolver os problemas e fazer o pagamento das contas. A conta conjunta também pode ser aberta por sócios, irmãos, responsáveis por menores de idade que tenham conta, entre outros.

O que preciso para abrir?
É necessário apresentar os documentos de todos os titulares da conta.
- RG
- CPF
- Comprovante de Residência recente
- Comprovante de Renda (holerite)

Se você tiver uma conta corrente comum, você pode incluir a qualquer momento outra pessoa. Para isso é necessário apresentar a mesma documentação exigida para abertura de conta.

O Banco Central determinou, em 5 de dezembro de 2006, que em caso de problemas com cheque de conta conjunta apenas o nome da pessoa que emitiu (assinou) o cheque será incluído no CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos).
 



Como encerrar?
O encerramento da conta (solidária ou não) só pode ser feita com a assinatura de todos os titulares ou seus representantes legais (em caso de menores de idade).

Dependendo do banco em que abrir a conta pode haver uma cláusula específica no contrato informando que o encerramento da conta pode ser feito por um dos titulares.

comentário (1)

  1. Hanna 26/08/2013
    Excelente explicação!

deixe seu comentário

Este é um espaço para você deixar seu comentário sobre esse conteúdo. Dúvidas e outras
informações devem ser enviadas para o nosso canal Fale Conosco.