canais

compartilhe
Indique por e-mail

Extrato bancário: saiba tudo

Ficar por dentro de toda a movimentação da sua conta corrente nos mínimos detalhes e, de quebra, manter toda a sua vida financeira organizada e em dia.

Essas são as principais finalidades de um extrato bancário, que podem ter dois tipos:

- Extrato comum, que você imprime por período ou vê na tela de um caixa eletrônico;

- Extrato mensal consolidado, que você recebe em casa com toda a movimentação da conta durante o mês se optar por isso no banco.

Os dois tipos mostram uma descrição completa da movimentação na conta corrente do período. Contém o total de saques, depósitos, resgates, entrada de dinheiro, pagamentos automáticos de contas, transferências, débitos automáticos, limites de cheque especial, entre outros.


Tudo que foi feito é classificado por ordem crescente de datas, além de siglas e números que representam cada operação realizada. As mais comuns geralmente são:



C Crédito a compensar
C/C Conta-corrente
D Débito a compensar
DA Débito Automático
PAGTO/PGTO/PAG/PG Pagamento
POUP Poupança
SDO/SD Saldo
SAQ/SQ Saque

 

7 coisas para você prestar atenção

Saldo inicial
Compare com o saldo final do mês anterior. Caso tenha alguma diferença, fale com o seu gerente.

Siglas
Algumas siglas são padronizadas, mas outras podem mudar. Fale com o seu gerente para conhecer as abreviações dos serviços do seu banco.

Saldo final
Existe o saldo final real e saldo final somado ao cheque especial. Tome cuidado para diferenciar os dois. Assim você evita cair no crédito rotativo sem querer, por falta de atenção.

Datas
Preste atenção no período do extrato. Que dia começa, que dia termina e se está tudo certo. Tem alguma coisa faltando? Verifique no final do documento os lançamentos futuros, aqueles que estão para cair.

Encargos
São aquelas despesas relacionadas à manutenção de conta. Esse valor depende do tipo de pacote que você tem e dos serviços bancários que usa, além de variar de banco para banco. Consulte as tarifas do seu banco e variações de tarifas em relação a outros bancosnco no site do Sistema de Divulgação de Tarifas de Serviços Financeiros da FEBRABAN, o Star: http://www.febraban-star.org.br

Tributos (IOF)
Sigla para Imposto sobre Operações Financeiras. Ele incide em todas as operações financeiras e é recolhido e repassado ao Governo pela instituição financeira que concede o crédito.

Senhas
Não deixe que outras pessoas saibam a sua senha. Evite usar o serviço de internet banking em computadores públicos. Lembre-se também de manter os serviços de segurança do seu computador (antivírus, espiões eletrônicos) sempre atualizados.

Conheça os seus direitos
- Por lei, você pode tirar até dois extratos gratuitos por mês nos caixas eletrônicos. Por isso, se precisar e mais extratos, verifique a tabela de tarifas do seu banco e se informe sobre os valores que são cobrados.

- Além dos extratos mensais, os bancos devem encaminhar anualmente (até 28 de fevereiro), sem cobrança de tarifas, o extrato consolidado mostrando as tarifas cobradas mês a mês no ano anterior em conta corrente e/ou conta poupança.

 

Você pode escolher se quer receber o extrato mensal consolidado todo mês em casa. Se preferir, você pode se cadastrar no Débito Direto Autorizado (DDA), um serviço bancário que deixa disponível eletronicamente (caixa eletrônico, telefone ou na internet) os boletos de cobrança.

É mais prático, rápido e seguro, além de ser sustentável, pois acaba com a papelada. Ficou interessado? Verifique como escolher esta opção, geralmente este cadastro pode ser feito via internet banking ou na própria agência do seu banco.

Se ainda tiver dúvidas acesse: http://www.febraban.org.br/projetodda/ProjetoDDA.asp

comentários (4)

  1. alex sandro gomes de oliveira 01/08/2013
    muito bom nao presisa sair de casa para ver saldo
  1. maria de Fátima dos Santos Silva 02/09/2013
    adorei tirei varias duvidas.muito bom para nos logistas
  1. jose cicero cavalcanti lopes 23/09/2013
    fizerao a coisa certa.
  1. maria de Fátima dos Santos Silva 02/09/2013
    adorei tirei varias duvidas.muito bom para nos logistas

deixe seu comentário

Este é um espaço para você deixar seu comentário sobre esse conteúdo. Dúvidas e outras
informações devem ser enviadas para o nosso canal Fale Conosco.