Uma Iniciativa Febraban
Atualizado em: 25 out 2019 às 11h e 47m

8 seriados imperdíveis sobre dinheiro

Para maratonar e entender melhor o papel do dinheiro nas relações e na sociedade


O dinheiro é um assunto que dá o que falar e, muitas vezes, suscita dúvidas, dilemas e conflitos. Entender melhor seu papel em nossas vidas, nas famílias e na sociedade é uma maneira de aprender a lidar melhor com esse recurso e fazer melhores escolhas. E isso pode ser uma tarefa empolgante e divertida, que pode render até boas maratonas. Conheça oito seriados que abordam o tema em suas diferentes dimensões. Programa bacana para o fim de semana.


1. Trust – Fox


O substantivo trust, em inglês, quer dizer confiança e, também, fundo de investimento. A série Trust explora esse duplo significado. Idealizada pelos premiados Dany Boyle e Simon Beaufoy, ela aborda a complexidade das famílias, sejam elas ricas ou pobres. A primeira temporada foi lançada em 2018 pela Fox. São dez episódios que se desenrolam a partir do sequestro de um jovem de uma das famílias mais ricas do mundo. São mostradas as particularidades das pessoas dessa família, em especial suas diferentes formas de se relacionar com o dinheiro. O avô, John Paul Getty, é interpretado pelo consagrado Donald Sutherland. A atriz Hilary Swank interpreta a mãe, que assume a tarefa de negociar com os sequestradores. Cada episódio tem cerca de uma hora de duração. Saiba mais.


2. Silicon Valley – HBO


Com seis temporadas, a comédia produzida pela HBO se passa no Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos. Ali, um grupo de programadores de computação tenta construir uma carreira de sucesso. Logo no início da primeira temporada, um dos programadores, Richard, cria um novo algoritmo para sua página na internet e fica em uma encruzilhada entre as ofertas milionárias de seu chefe e as de um famoso investidor. A série retrata exatamente isso, o dia-a-dia de startups e investidores em busca de dinheiro e do sucesso. Duração: 30 minutos. Ótimo para maratonar. Saiba mais.


3. Billions – Netflix


O universo de Billions é o mercado financeiro. Entre inacreditáveis estratégias de negociação de ações, acompanhamos o embate entre Bobby Axelrod, interpretado por Damian Lewis, e Charles Rhode (Paul Giamatti). Nascido em uma família pobre, Bobby entra no mercado de capitais e acaba se tornando um dos mais influentes gestores de fundos de investimentos. Charles, por sua vez, é procurador da República e inicia uma batalha contra os “lobos” de Wall Street, distrito financeiro de Nova Iorque, nos Estados Unidos, e elege Bobby Bobby como seu principal adversário. Durante as quatro temporadas disponíveis no Neftlix, ocorrem diversas reviravoltas, mostrando os dilemas vividos pelos personagens que protagonizam os dois lados da história. Duração: cerca de 1 hora. Saiba mais.


4. Sucession – HBO


Uma família milionária, dona de um conglomerado de entretenimento criado pelo patriarca Logan Roy praticamente do zero, tenta fazer a transição das empresas para os filhos. Esse é o enredo de Sucession (Sucessão, em inglês). A série mostra a agressividade nas relações pautadas pelo dinheiro e pela luta pelo poder. As duas temporadas, com 10 episódios cada, foram lançadas pela HBO em 2019. A história demora um pouco para engatar, mas a partir do quarto episódio, ganha uma dinâmica incrível. Superada a derrapada inicial, tornou-se um sucesso de audiência. Duração: aproximadamente 1 hora. Saiba mais.


5. Na rota do dinheiro sujo – Netflix


Produzida por Oscar Alex Gibney, vencedor do Oscar, a minissérie foi lançada pelo Netflix em 2018. São seis episódios, em formato de documentário, que contam histórias de corrupção corporativa nos Estados Unidos. Revela fatos, amplamente conhecidos, de empresas que fraudaram testes de poluentes para vender veículos “ecológicos”, foram denunciadas por lavagem de dinheiro, fraudes em empréstimos consignados e, até mesmo, por promoverem candidatos à eleição majoritária naquele país. Cada episódio tem duração aproximada de 1 hora. Saiba mais.


6. O monstro gigante que é a economia global – Amazon


A série apresentada pelo Prime Video, serviço de streamming (distribuição digital) da gigante do comércio eletrônico Amazon, aborda o funcionamento da economia global, trazendo um divertido panorama das falhas e sucessos do sistema capitalista mundial. São oito episódios em estilo de documentário. O ator que apresenta a série, Kal Penn, viajou por 13 países para entrevistar pessoas com diferentes perfis. No original em inglês, o título é “The giant beast that is the global economy”. Legendas disponíveis em português. Duração: cerca de 1 hora. Saiba mais.


7. Shark Tank Brasil – Sony


A quarta temporada da versão brasileira da série Shark Tank – Negociando com Tubarões, produzida e exibida pelo canal Sony, foi lançada em meados de 2019. Cada episódio mostra um “pitch”, como é chamado um encontro em que empreendedores apresentam seus negócios a investidores na expectativa de obter recursos para expandir suas empresas. Os “tubarões”, no caso, são os empresários José Carlos Semenzato, Cristiana Arcangeli, João Appolinário, Camila Farani e Caito Maia. Saiba mais.


8. Dilema – Netflix


Uma mulher rica e de moral duvidosa faz uma proposta indecorosa a dois recém-casados que têm pouco dinheiro. A trama explora as possíveis consequências da decisão do casal e é protagonizada por Renée Zellweger, que ganhou fama no filme “O diário de Bridget Jones”.  A primeira temporada, lançada em setembro de 2019, possui dez episódios que têm um fechamento final, ou seja, o desenrolar da história não é empurrado para uma próxima temporada. Os episódios têm, em média, 50 minutos. Saiba mais.




Matérias Relacionadas

10 documentários que ajudam a entender o consumo

Aprenda mais sobre economia e finanças e se divirta.

7 mentiras sobre dinheiro que podem atrapalhar sua prosperidade

Mulheres e dinheiro: uma delicada relação

>

É de pequeno que se aprende