Uma Iniciativa Febraban

Planejamento financeiro anual

Ouça as dicas do programa Meu Bolso em Dia no Verão, veiculado pela Rádio Beira Mar de Ubatuba, para fazer seu planejamento e ter saúde no bolso o ano inteiro.



Os médicos recomendam que a gente faça exames periódicos para checar se a saúde está em ordem e evitar o agravamento de doenças. Nossas finanças também precisam de check-up! E é bom aproveitar o começo do ano para fazer um planejamento e ficar com o bolso em dia o ano inteiro. Comece anotando o que você deverá receber mês a mês em 2018: salário, alguma renda extra ou aluguel que você tenha e o 13º salário. Anote também seus gastos mensais. Aluguel ou prestação da casa, condomínio, contas de água, luz e gás. Inclua transporte, alimentação, IPTU, escola, lazer, enfim, todos os gastos. Se você tiver carro ou moto, não esqueça do seguro e do IPVA.

Daí é só fazer as contas. A entrada de dinheiro em cada mês precisa ser maior que a saída. Se a conta não fechar, chame a família para uma conversa e peça que todos ajudem a encontrar maneiras de economizar. Uma despesa que pesa logo no começo de ano é o material escolar. Vale a pena olhar o que pode ser reaproveitado e pesquisar preços antes de comprar. Algumas escolas promovem feiras de trocas e doações de livros, assim, mais alunos podem utilizar um mesmo livro que ainda está em boas condições de uso. Cheque se na sua escola ou na escola do seu filho existe essa opção. Vale também perguntar para amigos e familiares se eles têm algum material escolar que não estejam mais usando e que possam emprestar.

Leia a matéria completa: Check-up do bolso.



Matérias Relacionadas

Check Up do bolso - Planejamento anual de suas finanças

Não basta trabalhar, é preciso cuidar do que você ganha

Você tem um sonho? Mãos à obra para realizar