Uma Iniciativa Febraban

Vai celebrar na avenida? Veja as dicas para ir seguro

Como prevenir e o que fazer em caso de roubo ou fraude de documentos

 

Durante grandes eventos, como a Copa do Mundo, as pessoas aproveitam para sair às ruas, torcer, confraternizar e celebrar. A grande aglomeração de pessoas em pontos de encontro, no transporte público ou em bares e estádios é a ocasião perfeita para quadrilhas especializadas em roubo de identidade. Elas se aproveitam da distração dos espectadores para furtar cartões e documentos ou usar seus dados em compras, empréstimos e financiamentos que só serão notados muito tempo depois, quando as parcelas começarem a vencer.

De acordo com a Serasa Experian, o Brasil tem uma tentativa de fraude a cada 16 segundos. No Mundial de 2014, houve um aumento de 16,6% nos cadastros de documentos extraviados no site da Serasa, em relação ao ano anterior. Por isso, todo cuidado é pouco. Confira algumas dicas para você torcer com segurança e saiba o que fazer caso seus documentos sejam roubados.

 

Cuidados para evitar problemas

Não dê bola fora, carregue só o essencial: não saia de casa com todos os documentos originais. Sempre que possível, prefira uma cópia simples ou autenticada. Guarde documentos, cartões e cheques no bolso da frente da calça ou escondidos dentro da bolsa.

Um olho na bola, outro no gato: nunca perca de vista seus documentos e não entregue a desconhecidos. É você quem deve inserir ou passar o cartão na maquininha. Não deixe o atendente sair do seu campo de visão com seus pertences.

Drible os oportunistas: nunca forneça seus dados pessoais por telefone ou para estranhos e não informe números de documentos quando participar de promoções e sorteios.

 

O que fazer em caso de roubo ou fraude de documentos

Mesmo com todos esses cuidados, você ainda pode perder ou ter seus documentos roubados. Veja o que fazer nessas situações e aja rápido, pois cada segundo perdido aumenta as chances de sofrer uma fraude.

Chame o juiz: O primeiro passo em caso de perda ou roubo de documentos é ir à delegacia de polícia mais próxima e registrar um Boletim de Ocorrência (BO) ou pesquisar na internet se a polícia do seu Estado possui uma delegacia online para registrar o BO Eletrônico. Informe detalhadamente todos os documentos perdidos ou roubados.

Convoque o banco: Ligue imediatamente para a central de atendimento do seu banco para cancelar cartões e cheques perdidos ou roubados.

Antecipe a jogada: Antes de começar a receber ligações ou cartas dizendo que seu nome está em listas de inadimplentes, informe a Serasa Experian, a Boa Vista SCPC e o SPC Brasil sobre o roubo, furto ou extravio. É importante avisar a todos, porque eles têm arquivos de dados diferentes.

Na Serasa: É possível fazer o alerta pela internet. O aviso fica disponível para os clientes por dez dias úteis. Para permanecer por tempo indeterminado, é necessário preencher declaração disponível na página do cadastro e enviá-la junto com uma cópia do BO por e-mail ou correio. Confira o passo a passo.

Boa Vista SCPC: Para fazer o alerta na Boa Vista SCPC, preencha o cadastro e informe os documentos roubados/perdidos.

SPC Brasil: Para fazer o alerta no SPC Brasil, é preciso ir pessoalmente até um balcão de atendimento com o boletim de ocorrência. Consulte o posto de atendimento mais próximo de você.




Matérias Relacionadas

Segurança nas operações financeiras online

Torcida garantida sem levar cartão vermelho

Regularize seu nome