Uma Iniciativa Febraban
Atualizado em: 15 jan 2020 às 12h e 04m

Verão da economia

10 ideias para recriar roupas e acessórios usando um simples lenço e curtir o calor gastando pouco


O verão exige roupas leves e confortáveis, mas nada de sair por aí comprando coisas novas. A dica é usar a criatividade para repaginar o visual com peças simples, que você já tem no armário. Com a ajuda da artesã Claudia Bellecerie da Fonseca, dona da Rosa dos Ventos Arte e Presentes, mostramos como usar um simples lenço, daqueles que ficam aí ocupando lugar na gaveta, para ficar superbonita no verão sem gastar.

Ele pode enfeitar bolsas, calçados e o cabelo ou, ainda, ser usado como peça de roupa. A onda, agora, é ter uma vida minimalista, com poucas peças no armário. E, se você leva jeito, pode até fazer uma renda extra oferecendo serviços de personalização e recuperação de roupas e acessórios usados.

Para demonstrar as possibilidades de uso do material, Cláudia escolheu um lenço colorido, medindo 90 x 90 centímetros, que ela tinha separado para doar. Ela mostra também uma boa aplicação para um lenço pequeno (40 x 40 cm) e outro grande, desses que costumam ser usados como saída de praia. A modelo das fotos é sua filha, Vitória, que é estudante de Astronomia e topou fazer o ensaio com a gente. Aproveite!


1. Blusinha de verão simples

Dobre o lenço ao meio, formando um triângulo. Amarre duas pontas da diagonal no pescoço, cruze na frente e amarre as duas outras pontas atrás, na cintura.




2. Blusinha de verão chique

Usando o lenço aberto, pegue duas pontas do quadrado e amarre-as na parte de cima dos ombros. A seguir, amarre as outras duas pontas na cintura. Na frente, a blusa fica soltinha, perfeita para ser usada à noite.




3. Sandália de brechó de cara nova

Esta sandália anabela foi comprada por uma pechincha (R$ 2,00) em um brechó porque estava com as alças da frente estragadas. As alças foram cortadas e substituídas por um lenço leve. Basta cruzar na parte de trás, deixando as pontas grandes o suficiente para amarrar no peito do pé. Ficou firme para caminhar e lindo!




4. Adereço de cabelo

Dobre o lenço na diagonal, começando com um triângulo, e vá fazendo dobras até ter em mãos uma fita larga. Passe-a por baixo do cabelo, dando duas voltas, e finalize com um laço.




5. Rabo de cavalo show

Este é para se arrumar em poucos segundos. Dobre o lenço, passe pelo pescoço e prenda-o em um rabo de cavalo. Se tiver cabelo comprido (e mais tempo), use-o para fazer uma trança no cabelo.




6. Top bem verão

Dobre o lenço ao meio (em formato de triângulo) e amarre as duas pontas das diagonais na frente, formando um top bem fresquinho.




7. Vida nova à bolsa

Sabe aquela bolsa que você usa pouco porque está desbotada ou é meio sem-graça? Você pode deixá-la linda em alguns minutos. Faça um triângulo com o lenço e amarre as pontas diagonais em cada alça. Se a bolsa for pequena, escolha um lenço menor. Há outros jeitos de fazer, descubra o seu.




8. Vestido pronto em 3, 2, 1...

Este vestidinho para ser usado com legging foi feito com uma canga indiana comprada em brechó por R$ 15,00. A medida, nesse caso, é de 1,60m x 1,2m, mas outras medidas dão certo também. Pegue a parte mais comprida da canga, transpasse as duas pontas na frente e amarre-as nas costas, na altura do busto.




9. Enfeite para o pescoço

Um lenço colorido dá um charme especial mesmo às roupas mais simples, como uma regata. Ele pode ter outra serventia: ajudar a encobrir pequenas manchas nas roupas. Neste modelo, foi feita uma única dobra diagonal, cruzando as pontas atrás do pescoço e trazendo-as para frente, de maneira que fiquem escondidas sob o lenço.




10. Charme na cintura

Outro uso nobre para o lenço é transformá-lo em um cinto. Ele ajuda a ressaltar o look em qualquer calça jeans, mas também pode ser simplesmente amarrado à cintura, como na foto.






Matérias Relacionadas

Beleza no Verão - Mantenha a beleza e o bolso em dia

Aproveite as férias de verão sem preocupaçao com orçamento

Redescubra sua cidade e a região onde você mora

Quando menos é mais

>

Vai às compras para aliviar o estresse?