Uma Iniciativa Febraban

Valorize o que realmente importa

5 ideias para celebrar o Dia dos Namorados de um jeito especial e sem gastar muito

 

Datas comemorativas são importantes para relembrar fatos e pessoas, resgatar o valor das relações e celebrar a essência de determinados acontecimentos. Nas últimas décadas, porém, as principais delas se tornaram grandes eventos de consumo e, em vez do simples festejar, elas se transformaram em ocasiões para dar e ganhar presentes.

As pessoas enfrentam com naturalidade filas gigantescas nos caixas das lojas, nos estacionamentos dos shoppings e perdem um bom tempo no trânsito que se forma no entorno das regiões de concentração de comércio. Tudo para comprar algo para alguém que gosta. Mas já parou para pensar se é isso o que realmente importa neste Dia dos Namorados?

No Brasil, o 12 de junho já nasceu como uma data de consumo, no final de 1940, a partir da estratégia de marketing de uma grande rede de magazines da época, as Lojas Clipper. Percebendo a queda nas vendas no mês de junho, a empresa contratou um publicitário que teve a ideia de trazer para o país o Valentine´s Day, comemorado em 2 de fevereiro nos Estados Unidos. A data foi escolhida por anteceder o Dia de Santo Antônio, chamado de santo casamenteiro. O slogan da campanha, “não é só com beijos que se prova o amor”, alavancou os negócios da Clipper (fonte: portal InfoEscola) e incentivou outros varejistas a investirem em propaganda de produtos para essa data.

Com o tempo, o Dia dos Namorados entrou para o calendário comemorativo e, vale lembrar, presentear é sempre muito bom. Essa demonstração de afeto, contudo, não precisa ser buscada em uma loja. Ela pode ter mais significado se for algo inusitado, pensado especialmente para a ocasião.

Confira as 5 sugestões que preparamos para você celebrar essa data de um jeito bacana e ficar com o bolso em dia.

 

 

  1. Passeio ao ar livre

 Como o Dia dos Namorados este ano cai na segunda-feira, a dica é antecipar a comemoração  para o domingo e passar o dia juntos em um passeio. Gostam de andar de bicicleta?  Descubram uma trilha mais longa, em um local seguro, para percorrer. Preferem corrida ou  caminhada? Que tal explorar um parque bonito em sua cidade ou nas redondezas?

O Brasil possui alguns parques urbanos que são referência em suas regiões, como o Mangal das Garças, na Cidade Velha (Belém do Pará), Tanguá (Curitiba/PR), Américo Renê Gianetti (Belo Horizonte/MG), Parque das Nações Indígenas (Campo Grande/MS) e muitos outros espalhados por todo o país. Faça uma busca na internet para descobrir um que conheçam pouco e aproveitem para fechar o dia com um jantar preparado por vocês.

 

 

  2. Jantar romântico preparado a dois

Escolher os ingredientes, cozinhar, montar uma linda mesa, servir e compartilhar a refeição preparada a dois é um jeito de expressar amor, cuidado e presença na relação. Por isso, mãos à obra: mesmo algo simples, como um risoto ou uma massa, pode ser transformado em uma refeição sofisticada.

Vários sites trazem receitas especiais para a data, como o Panelinha, de Rita Lobo, autora de vários livros de gastronomia, o Gourmet a Dois e o Cozinhando para 1 ou 2. Você pode, também, buscar tutoriais de culinária no YouTube, que ensinam desde a elaboração de pratos, quanto harmonização com vinhos ou outras bebidas e decoração da mesa.

 

 

  3. Faça uma surpresa

Prepare um delicioso café da manhã para ser servido na cama. Sabe aquelas músicas preferidas de vocês? Grave-as no celular e sirva a primeira refeição do dia com um fundo musical. Se um dos dois estiver viajando, envie algumas mensagens diferentes ao longo do dia. Ou, ainda, crie um pequeno mural ou porta retrato com fotos de momentos marcantes do namoro e envie ao seu par pelo correio. Enfim, não faltam ideias para surpreender a pessoa que você ama com um presente personalizado e cheio de significado.

 

 

  4. Final de semana na natureza

Hotéis costumam subir os preços em datas comemorativas, então, a sugestão é alugar um pequeno imóvel e passar o final de semana junto à natureza, próximo de onde moram, em um local em que possam preparar as próprias refeições. Mesmo em cima da hora é possível encontrar boas opções no Airbnb, Alugue Temporada e outros sites que fazem reservas de imóveis por um período curto.

 

 

  5. Final de semana em uma grande cidade

Se vocês moram em uma cidade pequena, uma alternativa é alugar um imóvel e passar o final de semana aproveitando as atrações culturais da capital ou outra cidade próxima. Pesquise exposições, shows e eventos e reserve um local de hospedagem acessível para transporte coletivo, caso não vá fazer a viagem de automóvel.

É possível, inclusive, alugar uma suíte ou quarto na casa de pessoas que tenham o seu perfil. Em 1 de junho, data em que fizemos a consulta, o Airbnb oferecia um quarto para 2 em um charmoso apartamento próximo à Avenida Paulista, por apenas R$ 69,00 e com direito a usar a cozinha equipada, sala de estar e demais espaços. Nessa região, uma das novidades badaladas do momento é a Japan House São Paulo, um espaço permanente de divulgação da cultura japonesa.



Matérias Relacionadas

Casais que moram juntos

Você gasta além dos limites? Pode ser falta de sonhos

Viajar gastando pouco? Sim, é possível!