Uma Iniciativa Febraban

10 documentários que ajudam a entender o consumo

Saiba o que está por trás dos produtos que compramos no dia a dia

 

Tudo o que compramos tem uma história para contar. Onde foi produzido, por quem e em quais condições? De onde vem cada ingrediente usado em sua fabricação? Qual será o destino da embalagem que protege o produto e, depois de usado, o que acontecerá com ele? De onde vem a necessidade de adquirir aparelhos mais novos? Por que compramos coisas que não usamos e o que influencia a escolha dos alimentos que colocamos na mesa? Selecionamos 10 documentários que ajudam a entender algumas dessas questões, trazendo informações sobre os bastidores do consumo. Diversão e aprendizado garantidos, confira!

 

  1. Minimalismo: um documentário sobre coisas importantes

Aborda o consumismo nos dias atuais, mostrando caminhos para viver com mais satisfação e liberdade financeira. Produzido em 2016, é apresentado pelos escritores norte-americanos Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, autores do blog “The Minimalists” (Os Minimalistas, em inglês).

O filme retrata a vida de pessoas que se liberam de tudo o que é supérfluo, se livram de dívidas e passam a viver apenas com o que é essencial. E, a partir dessa decisão, passam a dar menos importância a posses e a valorizar o que realmente importa: a saúde, o bem-estar, a convivência familiar e a realização profissional. Disponível no NetFlix.

 

  2. Obsolescência programada

Dirigido por Cosima Dannoritzer, o documentário espanhol revela a técnica utilizada pela indústria para fazer com que o consumidor compre novas versões de produtos, mesmo que os que atuais estejam em bom estado e funcionando perfeitamente. A história toda tem início durante a grande recessão econômica que abalou principalmente a Europa e os Estados Unidos, entre 1929 e 1930. Foi nessa época que a indústria começou a lançar produtos com uma vida útil mais curta, para incentivar a produção em série e o consumo, o que se mantém até os dias de hoje.

Logo no início, o filme traz o exemplo das impressoras, que se tornam descartáveis após certo tempo de uso. Mostra, também, como as lâmpadas, que na década de 1920 duravam cerca de 2,5 mil horas, tiveram sua longevidade reduzida a menos da metade do tempo. O documentário foi produzido em 2010 e lançado nas Américas em 2016. Para assistir, faça uma busca por “Obsolescência programada” no Youtube.

 

  3. Muito além do peso

O documentário traz à tona o debate sobre a qualidade da alimentação das crianças, no Brasil e em outros países, e os efeitos das propagandas de alimentos voltadas a elas. Dirigido por Estela Renner e produzido pela Maria Farinha em parceria com o Instituto Alana, o filme busca sensibilizar e mobilizar a sociedade para os problemas decorrentes do consumismo na infância.

O principal deles é a obesidade infantil, que já faz com que as crianças de hoje convivam com doenças que antigamente afetavam apenas os adultos, como diabetes, trombose, artrite e depressão. O documentário foi produzido em 2012. Clique aqui para assistir.

 

  4. The true cost

O que está por trás daquela camiseta ou calça jeans que você compra por um preço muito baixo? Você já se perguntou como algumas lojas conseguem vender tão barato assim? “The true cost” (O custo verdadeiro) mostra os bastidores da indústria de moda rápida – aquela que você usa e logo descarta –, que é produzida em países como China, Índia e Vietnã e distribuída no mundo inteiro.

Lançado em 2015 e dirigido por Andrew Morgan, o documentário revela as condições sub-humanas dos trabalhadores da indústria têxtil e de confecção nesses países, envolvendo o pagamento de salários extremamente baixos e ambientes insalubres. Disponível no Netflix.

 

  5. Cowspiracy: o segredo da sustentabilidade

Dirigido por Kip Andersen e Keegan Kuhn e produzido por Leonardo DiCaprio, o documentário ajuda a compreender o caminho percorrido pelos alimentos do campo até a mesa. O título é um trocadilho entre as palavras “cow” (vaca, em inglês) e “conspiracy” (conspiração).

Ele mostra como criação de gado de corte em larga escala e a pesca predatória provocam o desmatamento, a poluição das águas e a extinção de espécies no planeta. Um dado relevante trazido pelo filme: no mundo, 51% de todas as emissões de gases de efeito estufa, os vilões das mudanças climáticas, têm origem na pecuária. O documentário foi lançado em 2014 e está disponível no Netflix. É possível encontrá-lo também no YouTube.


  6. What the Health

Continuação de “Cowspiracy”, “What the Health” (Mas que saúde é essa?, em tradução livre) aborda o elo entre as doenças e as indústrias farmacêutica e de alimentação. Revela como o consumo de carnes, ovos, leite e derivados está relacionado aos problemas de saúde mais frequentes da atualidade, como câncer, acidentes cardiovasculares e diabetes.

Para explicar essa relação, foram entrevistados duas dezenas de pesquisadores e médicos, principalmente, especialistas em veganismo, um movimento que defende o fim do consumo de qualquer produto oriundo de exploração animal. O filme foi lançado em 2017 e está disponível no NetFlix. Pode ser encontrado também no Youtube.

 

  7. Take your pills

Lançado em 2018, o documentário “Take your pills” (Tome suas pílulas) aborda o crescente consumo de medicamentos em nossa sociedade. Ele acompanha a vida de pessoas saudáveis que fazem uso de remédios estimulantes para aumentar o rendimento no trabalho ou no esporte. Esse tipo de medicamento é receitado para o tratamento de transtornos como déficit de atenção e hiperatividade.

O filme discute os riscos sociais e à saúde associados a essa escolha, a partir de depoimentos de especialistas. Disponível no NetFlix.

 

  8. Rotten

Produzido por jornalistas norte-americanos, o documentário “Rotten” (Podre) é apresentado em formato de série: cada episódio traz uma história completa relacionada à fabricação e ao consumo de alimentos. São explorados temas como a produção do mel, alho, frangos e leite, alergias alimentares e a indústria pesqueira.

Lançada em 2018, a série mostra os bastidores e os principais problemas, incluindo a corrupção, envolvidos na cadeia de abastecimento de alimentos. Disponível no NetFlix.

 

  9. A história das coisas

Com apenas 20 minutos de duração, o documentário fala sobre a origem das coisas que compramos no dia a dia e onde elas vão parar depois de usadas. Lançado em 2009, continua atual ao mostrar o elo entre as questões econômicas, sociais e ambientais relacionadas ao consumo.

É um convite para criar um mundo mais sustentável e justo, trazendo uma reflexão sobre o papel de cada um na preservação do planeta. Clique aqui para assistir. Para saber mais e ver outros documentários sobre o tema, acesse a página do projeto “The Story of Stuff” (A história das coisas), disponível apenas em inglês: https://storyofstuff.org/

 

  10. O lado negro do chocolate

Aquele chocolate que você adora pode ter sido produzido com cacau oriundo do trabalho escravo infantil. É o que revela, neste documentário, o premiado jornalista dinamarquês Miki Mistrati. Ele expõe a situação de crianças que são vendidas para trabalhar na produção do cacau na Costa do Marfim (África), responsável por quase 40% da produção mundial desse insumo.

O cacau produzido no país é usado pelos maiores fabricantes de chocolate do mundo. Lançado em 2010, o documentário denunciou o funcionamento dessa cadeia e gerou um movimento internacional que tem forçado essas empresas a controlarem a origem da matéria-prima que utilizam. O filme pode ser encontrado em versão legendada no YouTube.




Matérias Relacionadas

Gatilhos de consumo

O que suas escolhas de consumo dizem sobre você?

Brincar sem Consumir - Educação financeira desde cedo

O novo saiu de moda - A onda agora é compartilhar

Você gasta além dos limites? Pode ser falta de sonhos

Um novo jeito de viver e pensar suas escolhas