Uma Iniciativa Febraban

Alegrar crianças e adultos com economia

Pesquise preços e abuse da criatividade para celebrar a Páscoa em família


Para a maioria dos brasileiros, o domingo de Páscoa é uma das festas mais importantes do ano. É um feriado religioso, celebrado de diferentes formas pelo mundo, conforme o país, cultura e religião. Depois do Natal, é a celebração que mais reúne as famílias em nosso país. Nos últimos tempos, porém, o sentido de união e renovação espiritual desta data tem sido substituído por uma tradição cada vez mais cara ao bolso das famílias: os ovos de chocolate.

O alto preço dos tão desejados ovos, comercializados apenas nesta época do ano, já virou até piada nas redes sociais e aplicativos de trocas de mensagens. Veja alguns memes que viralizaram nos últimos anos:







Além de caro, você ainda pode pagar mais dependendo do estabelecimento em que fizer a compra. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a diferença pode chegar a 88%, de acordo com a Pesquisa Comparativa de Preços - Páscoa 2019 da  Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon SP). A pesquisa comparou os preços de 177 itens - bolos de Páscoa, caixas de bombons, ovos de Páscoa e tabletes de chocolate de diversas marcas, tipos e modelos, em pontos de vendas das diferentes regiões da cidade. Um trabalho semelhante, feito pelo Procon-PR, mostra que, na região de Curitiba, capital do Paraná, a variação dos ovos de chocolate pode chegar a 94%.

Segundo a ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), vários fatores explicam essa diferença de preços: o processo produtivo em grande parte manual, os cuidados necessários para armazenar e acondicionar os ovos sem quebrar ou derreter nas altas temperaturas brasileiras e o transporte, já que os ovos exigem mais espaço nos caminhões para serem levados da fábrica aos pontos de vendas.

Devido à grande variação de preços, muitas pessoas estão optando por presentear com caixas de bombons, bolos de Páscoa e outras guloseimas que pesam menos no bolso. Usar a criatividade também pode ser uma ótima pedida. Criar cestas de placas emborrachadas (EVA) recheadas com barras e coelhinhos e embaladas em papel celofane colorido, inventar sua própria caixa de bombons feita com papel de revistas e jornais usados ou até mesmo usar uma bexiga envolvida em lã como molde para criar um lindo ovo de Páscoa são saídas criativas para fazer a alegria da garotada sem gastar muito. Confira algumas ideias neste blog.

Quem sabe a criatividade não se transforma também em fonte de renda para você e sua família? Veja mais na matéria Como aproveitar a Páscoa para fazer mais dinheiro entrar no bolso.

Para quem não quer abrir mão dos tradicionais ovos, a dica é comparar preços. Alguns sites e aplicativos para smartphones como Quanto custa, QQCusta, AondeConvem e Ofertas de Supermecados simplificam sua pesquisa de preços e ajudam você a economizar.

É sempre bom lembrar: chocolates, ovos e bolos podem ser uma delícia, mas gostoso mesmo é celebrar este momento junto com a família. Boa Páscoa!



Matérias Relacionadas

Como aproveitar a Páscoa para fazer mais dinheiro entrar no seu bolso

Equilíbrio na alimentação e no bolso

15 dicas práticas para reduzir os gastos no supermercado