Uma Iniciativa Febraban

Aprender finanças brincando

12 presentes que divertem e ensinam educação financeira às crianças

 

O dia das crianças está chegando e como sempre, o comércio está cheio de novidades para seduzir seu coração e seu bolso. Se o dinheiro anda curto para comprar presentes, leia as dicas de brincadeiras baratas e divertidas na matéria Brincar sem consumir e aproveite o dia com seus filhos sem gastar quase nada.

Se você não tem filhos ou sobrinhos, leia a matéria No game e na vida real e descubra que você pode aprender como lidar com dinheiro até mesmo brincando de coletar doces em um jogo virtual.

Mas se você está decidido a presentear os pequenos, que tal escolher uma opção que diverte e ainda ensina sobre educação financeira e consumo consciente? Confira nossas dicas de jogos e livros para aprender sobre finanças brincando.

 

Jogos de tabuleiro


  O jogo da mesada (Estrela)

Neste divertido jogo, as crianças têm que aprender a lidar com seu dinheiro, combinando seus gastos e empréstimos com o recebimento da mesada. Vence quem chegar no final do mês (tabuleiro) com mais dinheiro!

O que pode ensinar: escolher o melhor momento para gastar, poupar e usar o crédito, de acordo com objetivos.


  Banco imobiliário (Estrela)

Este é o clássico Monopoly, no qual os jogadores precisam administrar seu dinheiro, comprar e negociar propriedades para acumular riquezas ao longo do tempo. Se gastar demais com bens pouco rentáveis, pode perder a chance de se tornar rico. Se souber investir, terá boas chances de se aposentar rapidamente.

O que pode ensinar: elaborar estratégias para investir em propriedades que possam trazer o maior lucro a cada participante.


  Colonizadores de Catan (Grow)

Catan é uma ilha deserta que os jogadores têm de colonizar. A toda hora surgem novas ruas, matérias-primas são negociadas e pequenas aldeias crescem e tornam-se cidades. Em alguns momentos, há madeira em abundância; em outros, minério. A constante troca de mercadorias cria oportunidades para todos. Mas não demora muito e os espaços diminuem – e tem início uma emocionante disputa por terras, matérias-primas e poder.

O que pode ensinar: gerenciar, negociar e compartilhar recursos escassos para evitar seu esgotamento total.


  Administrando o seu dinheiro (Pais & Filhos)

O vencedor deste jogo precisará ser bom administrador, além de contar com um pouco de sorte no lançamento dos dados. O jogador terá que percorrer o tabuleiro, executando as tarefas que são encontradas em nosso dia a dia, como pagamento de contas de consumo, compras de alimentos, vendas de objetos, recebimentos de salários, entre outras, ganhando dinheiro ou perdendo para o banco.

O que pode ensinar: administrar o dinheiro a cada rodada de forma consciente, para que ele não acabe antes do fim do jogo.


  Comprando certo com a Turma da Mônica (Grow)

Garotada esperta só compra o que precisa, e pelo melhor preço. Os participantes vão às compras, cada um com sua lista, sua sacola e seu dinheiro. Passeando pelo shopping, verão vários produtos e poderão comprá-los na hora que quiserem. Os preços variam de um momento para o outro e, se o dinheiro acabar antes de fazer todas as compras, os jogadores ficam de fora da competição.

O que pode ensinar: Respeitar a lista de compras, evitar compras por impulso, identificar o momento certo de começar e parar de comprar, ou seja, consumir de forma mais consciente.


Livros


  Como se fosse dinheiro. Ruth Rocha, Editora Salamandra

O dono da cantina sempre dá o troco em balas e diz para as crianças que é “como se fosse dinheiro”. Um dia, um deles se incomoda com isso e resolve pagar seu lanche com uma galinha, alegando que também é “como se fosse dinheiro”. Todas as crianças resolvem pagar com comidas, animais e objetos e, assim, o dono da cantina é obrigado a encontrar uma alternativa para quando não tiver troco.

O que pode ensinar: Ajuda a aprender sobre o valor do dinheiro e sobre a importância de exigir seus direitos de consumidor ao lidar com o comércio e o mercado.


  João boboca ou João sabido? Pamplona Rosane e Ionit Zilberman, Editora Brinque book

João e Maria, um casal de camponeses, não têm muito dinheiro e resolvem vender sua vaquinha. João não podia comprar e não era bom em vender. Mas trocar, ele sabia. E quantas trocas diferentes ele fez! "E no fim do troca-troca, quero ver bem respondido: o Sabido era o Boboca, ou o Boboca era o Sabido?".

O que pode ensinar: Ajuda a refletir sobre o preço e o valor das coisas, as escolhas e os critérios que utilizamos para negociar e realizar nossas trocas no dia a dia.


  A maravilhosa ponte do meu irmão. Ana Maria Machado, Editora Objetiva

Todo mundo adora brincar com a ponte do Henrique. Quando chega a mãe de um vizinho querendo saber em que loja ela pode comprar esse incrível brinquedo para seu filho – que só quer essa ponte de presente – as duas mães e o leitor têm uma surpresa: a ponte é apenas um pedaço de madeira, uma tábua (mas pode ser também uma grande muralha protetora contra os inimigos, uma pista de carrinhos, uma ponte sobre um rio caudaloso, uma passagem secreta...).

O que pode ensinar: Trabalha o consumo consciente, lembrando que até mesmo algo aparentemente sem valor pode se transformar em diferentes brinquedos quando usamos a criatividade.


  Dona Boa Sorte mais Dona Riqueza, conto do livro No meio da escura noite tem um pé de maravilha. Ricardo Azevedo. Editora Ática

As irmãs “Boa Sorte e Riqueza” resolvem ajudar um pobre lavrador que há anos acorda muito cedo para trabalhar todos os dias, labuta até à noite e mesmo assim não tem muito dinheiro. Por motivos que vão do azar aos preconceitos da sociedade, elas descobrem que só com moedas não é possível alcançar a riqueza: é preciso também o trabalho e a boa sorte.

O que pode ensinar: Ajuda a compreender o valor do trabalho, do esforço e do planejamento para realizar nossos sonhos e objetivos, em vez de contar apenas com a sorte. 


  O Rei Midas e a Princesa Lia. Eliana Martins. Editora Mundo Mirim.

Esta obra é uma versão do mito grego “O toque de Midas”. A lenda conta a história de um rei que queria ficar cada vez mais rico e dava pouca atenção à sua filha, que tanto sentia falta do pai. Um belo dia, ele passa a ter o poder de transformar tudo em ouro. Porém, esse dom lhe trará graves consequências.

O que pode ensinar: Ajuda a refletir sobre as prioridades da vida, o valor do que não é material, como o afeto, a amizade e o amor e sobre a ganância e o consumismo.


  O dinheiro que caiu do céu. Silmara Casadei e Eduardo Jurcevic. Fundação Educar DPaschoal. Download gratuito.

Todos os personagens são brinquedos que vivem no País dos Brinquedos. Lá não havia dinheiro, o que tornava as relações bastante confusas, até que apareceu um novo morador: um jogo, que trouxe como novidade cédulas de dinheiro. Depois de se envolverem em trapalhadas iniciais, os habitantes do país finalmente aprendem a lidar com essa nova realidade.

O que pode ensinar: Ajuda a refletir sobre prioridades e a aprender a separar o dinheiro em três partes: gastar, poupar e doar. 


  De Grão em Grão, o sucesso vem na mão. Katie Smith Milway. Editora Melhoramentos

Baseado em fatos reais, o livro descreve a vida de Kojo, um pobre garoto que vivia com a mãe numa aldeia africana e que teve de largar a escola para ajudá-la em casa. Com a sobra das moedas de um empréstimo feito por sua mãe, Kojo compra uma galinha, podendo tanto vender ovos como comê-los. Após alguns anos, Kojo consegue voltar a estudar e chega à universidade. Com a ajuda de um novo empréstimo, decide montar uma granja. Passados alguns anos, a granja de Kojo se torna a maior de toda a África Ocidental.

O que pode ensinar: A importância da persistência, da força de vontade, do planejamento, dos estudos e de usar bem os produtos financeiros a favor dos sonhos.



Matérias Relacionadas

No game e na vida real

Controlando a mesada

Crianças e dinheiro

Economizando na festa das crianças

Pequenos economistas

Brincar sem Consumir - Educação financeira desde cedo