Uma Iniciativa Febraban

Balanço financeiro de final de ano

Ouça as dicas do programa Meu Bolso em Dia no Verão, veiculado pela Rádio Beira Mar de Ubatuba, sobre balanço financeiro de final de ano.



Hoje, vamos falar sobre balanço de final de ano. Essa é uma ótima época para olhar para o ano que passou, pensar em tudo o que aconteceu, o que a gente conseguiu conquistar. E também para entender o que não foi lá muito bem, o que a gente precisa melhorar. A dica é pôr tudo no papel. O bom de fazer isso é que anotar nos ajuda a enxergar aqueles deslizes que acabaram comprometendo a realização de nossos projetos. E quando o assunto é dinheiro, a primeira medida deve ser deixar tudo bem organizado. Marca lá num caderno ou no computador o quanto você ganha e as suas despesas mensais. Depois, é só incluir aqueles gastos diários, tipo a padaria, o cafezinho. Estes gastos de pequeno valor podem surpreender quando você passa a fazer este controle!

Com essa simples atitude, você vai conseguir visualizar a situação de suas finanças pessoais e onde você pode agir para melhorar. Se preferir, você pode baixar o Jimbo, um aplicativo de gestão financeira que foi criado justamente para isso: ajudar você a manter o bolso em dia. Você vai gastar 5 minutinhos por dia. Mas eles vão te ajudar a planejar um Ano Novo diferente. Você tem alguma dica ou dúvida sobre finanças? Mande pra gente aqui pelo site. Para saber mais, leia as matérias Balanço financeiro de final de ano e Dicas para fazer seu orçamento doméstico.



Matérias Relacionadas

Balanço financeiro de fim de ano

Dicas para fazer seu orçamento doméstico

O controle de suas finanças na palma da mão