Uma Iniciativa Febraban
Atualizado em: 28 jul 2020 às 08h e 11m

Cursos online gratuitos sobre finanças pessoais

Onde aprender sobre investimentos, orçamento e planejamento financeiro enquanto fica em casa


Muitas pessoas têm aproveitado a maior disponibilidade de tempo e o aumento da oferta de cursos online durante a pandemia para estudar e se desenvolver pessoal e profissionalmente. Que tal colocar, nessa rotina, o aprendizado sobre finanças pessoais e familiares?

Há uma quantidade enorme de conteúdos educativos e informativos gratuitos sobre  o tema, oferecidos por organizações do setor financeiro, que podem ajudar no desafio de organizar a vida financeira e planejar suas conquistas. A seguir, você conhece alguns deles. Para descobrir outros, faça uma busca na internet por “cursos online gratuitos de educação financeira”.


Cidadania Financeira |Banco Central

O curso Gestão de Finanças Pessoais, desenvolvido pelo Banco Central do Brasil em parceria com a Escola de Administração Fazendária, apresenta os conceitos básicos de gestão das finanças pessoais e estimula a reflexão sobre dilemas e decisões do cotidiano. Com uma carga horária de 20 horas, as aulas são no formato de vídeos animados, que contam a história de uma família que busca utilizar o dinheiro de maneira consciente.

Se você deseja se tornar multiplicador de educação financeira em sua família e na sua comunidade, o Banco Central oferece um programa  de formação para fazer isso de um jeito organizado. Utilizando os vídeos da série Eu e Meu Dinheiro, o curso prepara os participantes para compartilhar os conceitos e sensibilizar pessoas para colocarem os princípios da educação financeira em prática, com perguntas para reflexão, debates com especialistas e um guia para conduzir os temas abordados.


Meu Bolso em Dia|Febraban

Além de acompanhar os conteúdos publicados toda semana aqui no site do Meu Bolso em Dia, você pode fazer a Trilha da Saúde Financeira mais adequada ao que você está buscando neste momento: turbinar suas economias, sair das dívidas ou realizar os seus projetos.

O Meu Bolso em Dia é o programa de educação financeira da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e traz, também, a possibilidade de aprofundar o conhecimento sobre o sistema financeiro nacional e os produtos e serviços bancários. Esses conteúdos estão organizados no canal Você e o Banco, em linguagem acessível.

Em nosso canal no YouTube colocamos à disposição dezenas de vídeos que ajudam a entender os principais temas relacionados às finanças pessoais. Há, ainda, webséries como a Cuidando Bem do Seu Dinheiro, formada por quinze vídeos que explicam como usar os produtos financeiros a seu favor e traz dicas práticas de organização financeira para endividados, para quem tem dificuldade de poupar ou quer investir.


CVM Educacional

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), entidade que tem o papel de disciplinar e fiscalizar o mercado de valores mobiliários no Brasil, mantém o Portal do Investidor, destinado a disseminar o conhecimento sobre investimentos.

Como parte desse objetivo, a plataforma oferece oferece conteúdos em diferentes formatos e três EADs: Matemática Financeira, que traz os conceitos básicos e exemplos de aplicações práticas da matemática financeira no cotidiano; Poupança e Investimento; e Educação Financeira para Jovens, focado nesse público e que aborda temas como consumo conciente, equilíbrio financeiro, orçamento e planejamento de curto e médio prazos, entre outros.


Hub de Educação Financeira da B3

A B3, bolsa de valores do Brasil, lançou recentemente uma plataforma de educação financeira que reúne, em um único lugar, diferentes tipos de conteúdos sobre finanças pessoais e investimentos produzidos pela própria empresa e por seus parceiros (Tesouro Nacional, bancos e corretoras).

O portal oferece vídeos, textos e cursos, todos gratuitos, para pessoas com diferentes níveis de conhecimento. Há desde informações para organizar as finanças pessoais, a playlists para se aprofundar nos mercados de renda fixa, ações e debêntures e explicações sobre o funcionamento da tributação de fundos, do Tesouro Direito e outros tipos de investimentos, por exemplo.


Cursos Anbima

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) coloca à disposição um amplo cardápio de cursos básicos, intermediários e avançados. Em geral, os cursos são oferecidos gratuitamente por trinta dias. Para quem está começando, há nada menos que 20 cursos que ajudam a entender o funcionamento dos principais produtos de investimentos e conteúdos mais gerais, como fundamentos da economia e planejamento de investimentos.

Se você já tem algum conhecimento e quer se aprofundar no tema também vai encontrar ali programas que podem te interessar, como o funcionamento dos investimentos no exterior e do sistema de avaliação de empresas. Já os cursos avançados são direcionados a pessoas que trabalham no mercado financeiro em áreas como risco, custódia, controladoria e escrituração de investimentos.


Educacional Ancord

A Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord) mantém uma série de cursos focados no credenciamento e na certificação de pessoas para atuarem como agentes autônomos de investimentos. Mas a instituição também oferece cursos livres, alguns deles gratuitos, como Introdução ao Mercado de Ações e Conceitos, Práticas e Operações no mercado financeiro e de capitais. Neste último, você pode aprender, por exemplo, sobre política econômica e entender o que isso tem a ver com o nosso dia a dia.


Seguros, capitalização e previdência | Susep

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) não oferece cursos cursos online, mas textos explicativos para entender em detalhes como funcionam os seguros, a previdência complementar e os produtos de capitalização. Você pode conhecer, por exemplo, os diferentes tipos de seguros existentes no Brasil, suas características e finalidades, coberturas e outros dados que devem ser considerados na hora de contratar esses produtos.




Matérias Relacionadas

Fazer o orçamento nunca foi tão importante

Coronavírus: o que fazer com as dívidas neste momento

Coronavírus: é hora de investir ou trocar de aplicação?

Você está se preparando para parar de trabalhar?

>

Por que algumas pessoas conseguem poupar e outras não?