Uma Iniciativa Febraban

Faxina de ano novo

Nesta edição do programa Meu Bolso em Dia no Verão, veiculado pela Rádio Beira Mar de Ubatuba, você fica sabendo como deixar a casa organizada para começar bem o ano.



Se tem uma coisa boa de fazer é faxina de final de ano, fala a verdade? Nada como colocar a vida em ordem, tirando da frente tudo o que a gente não usa mais. A faxina é um exercício de autoconhecimento. Ela ajuda a reviver alguns momentos, a olhar hábitos, entender aquilo que é bom e que você quer preservar. E aquelas coisas que você pode jogar fora ou passar adiante. Se você ainda não começou a fazer a sua faxina, tá na hora de arregaçar as mangas. Comece listando o que precisa ser feito em cada cômodo da casa e providencie sacos e caixas para descartar. Fazer toda a arrumação de uma vez pode não ser uma boa ideia, por que cansa e você pode desistir no meio. Então, planeje um cômodo por dia, por exemplo.

E aí vem o exercício do desapego. Aqueles aparelhos que não funcionam mais e não vale a pena consertar podem ir para a reciclagem. Aquele móvel encostado, os livros que você já leu e não vai ler de novo, as roupas que não servem mais e ficam só entulhando o armário: tudo pode ser muito útil para alguém. Doe, sem dó, sabendo que você vai fazer o bem. Para doar, busque pessoas carentes ou instituições que cuidam de crianças e idosos em sua região. A limpeza de papeis também é importante. E, por fim, não esqueça de olhar o armário de alimentos e a geladeira. Confira prazos de validade e descarte o que não puder ser aproveitado.

Leia a matéria completa: Faxina de final de ano.



Matérias Relacionadas

Faxina de final de ano

20 ideias bacanas para celebrar o final de ano gastando pouco

Balanço financeiro de fim de ano