Uma Iniciativa Febraban
Atualizado em: 14 abr 2020 às 08h e 36m

Fazer o orçamento nunca foi tão importante

Dicas e ferramentas para você organizar suas finanças e se preparar diante das incertezas


Ter um controle financeiro é ainda mais importante nos momentos de incertezas como este que estamos vivendo. Ele permite enxergar melhor a situação, planejar medidas específicas para enfrentar as dificuldades atuais e se planejar para o futuro. Por isso, se você ainda não tem um orçamento familiar organizado em papel, planilha ou aplicativo, é hora de começar. Veja as orientações sobre como fazer e prepare-se para lidar com os desafios deste período com mais tranquilidade.





O primeiro passo é listar todos os gastos minuciosamente. Se preferir fazer isso em papel, crie sua própria tabela. Ela deve ter linhas para anotar cada tipo de despesa (aluguel, condomínio, conta de água, internet, açougue, feira, supermercado, prestação, etc.) e 12 colunas, uma para cada mês, onde você irá marcar os valores efetivamente gastos. Também deve ter uma linha, no final, para pôr o total. Tipo assim:







O importante é anotar tudo, sem esquecer aqueles gastos que não costumam ser considerados quando fazemos as contas de cabeça. O remédio que custa pouco ou o cafezinho na padaria quando vamos comprar pão, por exemplo. Em tempos mais difíceis, é interessante atualizar a tabela o maior número de vezes possível (diariamente, uma vez por semana ou a cada quinze dias). 

Para facilitar esse controle, um truque é montar uma pequena lista semanal ou diária, com três colunas: data, gasto e valor. Converse com a família sobre a importância do controle financeiro no cenário atual, entregue uma lista a cada um e peça para anotar tudo o que é pago no dia a dia. Guarde essas listas e, em um determinado dia, some os valores de cada tipo de despesa e passe para a tabela mensal.





O orçamento não é só uma lista de despesas. Ele precisa incluir também os ganhos da família. Para isso, monte uma tabela como esta aí de cima, só que com o salário de cada um, aluguel (se tiver um imóvel alugado), aposentadoria, renda com a venda de produtos ou bicos, etc.





Feito isso, apure os totais das duas tabelas (gastos e receitas). Veja qual é o saldo do orçamento e fale com a família sobre o resultado. Se o valor estiver empatado, será que é possível enxugar algo? Veja algumas dicas na matéria 7 despesas que você pode enxugar hoje e não vai nem perceber. Se estiver negativo, leia: 12 perguntas e respostas sobre quitação e dívidas. Se a família tem uma sobra, veja o que fazer com o dinheiro neste momento de incertezas.

Ver de onde vem o dinheiro e para onde ele vai também ajuda a identificar os chamados gastos invisíveis, ou seja, aqueles serviços que você pode pagar sem dar muita atenção a eles, como planos de celular antigos que você não negocia faz tempo ou pacotes de TV a cabo com canais que não usa, entre outros.





Temos aqui no canal do Meu Bolso em Dia uma série de ferramentas que podem ajudar você a controlar suas finanças de um jeito rápido e sem complicações. Conheça algumas delas.

# Jimbo: aplicativo de controle financeiro para celular. Com ele, você consegue fazer seu controle de receitas e despesas em poucos cliques, categorizando as despesas de forma a enxergar, com mais facilidade, as áreas com maior concentração de gastos.

# Tabelas mês a mês: nossas planilhas de controle orçamentário, em formato Excel, já vêm prontinhas para você inserir gastos e entradas de dinheiro. No final, o campo “Sua fotografia financeira” facilita enxergar, rapidamente, como está o seu orçamento mês a mês.

# Tabelas dia a dia: em formato de bloco para levar no bolso ou página inteira, nossas tabelas trazem colunas para anotar a data, tipo de despesa e valor gasto.

# Lista de supermercado: fazer a lista de compras é a melhor maneira de evitar sair do supermercado com mais coisas do que queria. Além disso, com a quarentena, as idas ao mercado devem ser bem planejadas, de maneira que você saia de casa o menor número de vezes e demore o mínimo possível nos ambientes que concentram um número maior de pessoas. Para facilitar esse planejamento, temos uma lista completa com itens mais usados pelas famílias.

# Listinhas de compras: além do supermercado, temos outras listinhas que podem ajudar você a se organizar inclusive nas compras online, como a lista de produtos de limpeza.

# Calculadora de álcool e gasolina: qual combustível tem o melhor custo-benefício hoje? Nossa calculadora faz as contas para você. Basta inserir alguns dados para conferir o resultado.

Cursos gratuitos: que tal aproveitar as horas livres, durante a quarentena, para aprofundar seus conhecimentos sobre gestão das finanças? Em nosso canal de cursos online gratuitos você encontra EADs dirigidos a pessoas que querem sair do empate financeiro, turbinar suas economias e se livrar das dívidas. Vale também dar uma conferida no e-book que traz um passo a passo bem simples para organizar as finanças.

Canal de vídeos no YouTube: inspire-se nas experiências de vida de pessoas reais e nos conteúdos colocados à disposição em nosso canal de vídeos. Ali você pode encontrar dicas que podem te apoiar em diferentes situações de vida.

# Dicas de economia doméstica: veja a lista completa de matérias com dicas para fazer economia enquanto fica dentro de casa cuidando da saúde e da família. Elas trazem orientações práticas para o dia a dia. Faça uma busca para descobrir as matérias que podem ser de seu interesse. Algumas delas:





# Separar as contas: se você é um pequeno empreendedor, é hora de reforçar a gestão financeira. Em primeiro lugar, o básico, que é registrar entradas e saídas, sem misturar com as contas de casa. Separar os gastos pessoais das despesas dos negócios facilita a gestão financeira de ambos, ajudando a entender melhor o comportamento de sua empresa nessa época de retração do consumo. Neste vídeo, você entende melhor porque é importante fazer isso.

# Fazer o fluxo de caixa: isso porque você precisará fazer as previsões de recebimentos e pagamentos nos próximos meses, identificando os momentos de sufoco e de respiro. Essas informações poderão ajudar você na negociação com fornecedores – converse com eles sobre descontos e flexibilização de prazos de pagamento. Este material do Sebrae tem orientações a este respeito.

# Ter um controle digital: o aplicativo Meu Negócio em Dia ajuda a fazer todos os controles, não só no registro de suas movimentações quanto na construção do seu fluxo de caixa (este texto explica como ele funciona). Na hora da organização, leia a matéria Checklist para você aplicar o controle financeiro do seu negócio.

Estude para crescer: como qualquer outro trabalhador, o empreendedor também precisa aprender e se atualizar constantemente para continuar evoluindo. Quanto mais ferramentas souber dominar, mais estratégias conseguir desenvolver, mais histórias inspiradoras conhecer, mais chances terá de se manter no mercado. Recomendamos a leitura das matérias exclusivas disponíveis no Canal do Empreendedor e aproveite para maratonar com os vídeos que criamos para você.

# No aperto, compare as ofertas de crédito: vale perder um tempinho pesquisando taxas de juros e prazos de pagamentos para a contratação de empréstimos e financiamentos. Antes de contratar, é importante colocar tudo na ponta do lápis para saber quanto irá pagar no final. Veja 9 dicas para trabalhadores informais e microempreendedores que perderam renda com a quarentenaOutras dicas de leitura:




Matérias Relacionadas

Coronavírus: o que fazer com as dívidas neste momento

Coronavírus: o que fazer com os pagamentos do próximo mês?

Coronavírus: é hora de investir ou trocar de aplicação?

Lazer sem sair de casa

Planejamento financeiro em tempos de crise

14 maneiras de fazer renda extra