Uma Iniciativa Febraban
Atualizado em: 28 jan 2020 às 08h e 03m

Lua de mel dos sonhos: como se organizar para ela?

9 dicas preciosas para você planejar uma viagem inesquecível e começar bem o casamento


Há quem diga que a melhor parte da organização de um casamento é a lua de mel. E, de fato, uma viagem romântica, planejada a dois com todo o carinho e cuidado, é uma ótima pedida para marcar o início da vida do casal de uma forma inesquecível. A questão é como se organizar bem para realizar esse sonho sem começar a vida a dois com o saldo negativo. Confira, a seguir, 9 dicas para planejar uma lua de mel maravilhosa e adequada à realidade financeira de vocês.


1. Comece a guardar dinheiro o quanto antes

Quanto antes vocês começarem a guardar dinheiro e a pagar a viagem de lua de mel, menor será o impacto desse custo no orçamento do casal. Se parcelar sem juros a lua de mel ou o pacote de viagem e começar a pagar um bom tempo antes do casamento, quando chegar a hora da viajar, tudo estará praticamente quitado. Aí é só aproveitar! E ainda que haja algum gasto não planejado, o peso será bem menor, já que os principais custos da viagem estarão quitados.


2. Defina um valor máximo a ser gasto

Estipule uma meta máxima de gastos com a lua de mel. Esse teto vai te ajudar a planejar o passeio dentro do seu orçamento. Não se esqueça de prever, dentro desse teto, um percentual de 10% para gastos não planejados. Quando você define uma meta, fica mais fácil fazer escolhas sem extrapolar o dinheiro que você tem reservado para isso


3. Pesquise bastante antes de escolher seu destino

Nada de se render à viagem da moda ou à indicação da última amiga que casou. A escolha do destino influencia diretamente o valor que você irá gastar na lua de mel como um todo. Pesquise bastante antes de chegar a uma decisão. Assim, você também terá uma chance de sair do lugar comum e escolher um local que tenha mais a ver com o casal. Outra dica é buscar locais fora da temporada. Em vez de praia no verão e montanha no inverno, que tal experimentar destinos fora de temporada? Uma experiência única pode estar esperando por vocês e, sem dúvida, os gastos serão bem menores.


4. Reserve a hospedagem com antecedência

A hospedagem é um dos maiores gastos de uma viagem. Ao reservar com antecedência, você tende a conseguir preços melhores do que os praticados nas vésperas da lua de mel. Uma dica importante: se não quiser ter gastos adicionais, não diga ao funcionário do hotel ou pousada que te atender que se trata de uma lua de mel. Isso impedirá que eles coloquem gastos extras por conta da data especial.


5. Substitua presentes dos convidados por cotas de lua de mel

Em vez de presentes, que tal contar com uma forcinha dos seus convidados para a lua de mel? Em vez de uma quantia em dinheiro, seus familiares e amigos presentearão vocês com uma experiência incrível – um jantar em um local romântico, uma massagem relaxante ou passeio de barco, por exemplo.


6. Conte como um site de organização

Há uma série de sites que podem ajudar tanto na organização do casamento quanto da lua de mel. Faça uma busca na internet para descobrir um que tenha o jeito de vocês. Essas plataformas oferecem funcionalidades como as cotas de lua de mel que podem ser compartilhadas com os convidados e as convidadas. Alguns exemplos de sites: iCasei, Zankyou, Wedy e Casar.


7. Compre moedas estrangeiras aos poucos

Escolheu um destino internacional? Então fique de olho nas cotações da moeda do país para onde irá viajar e vá comprando aos poucos, mês a mês. Assim, você não assume todo o risco de preço da moeda oscilar no período pré-casório e vai diluindo a despesa ao longo do tempo.


8. Cuidado com os gastos extras

É impossível prever todas as despesas possíveis da viagem. Mesmo porque se vocês conseguissem controlar tudo antes de pôr o pé na estrada, a experiência não teria a mesma graça. Mas é possível controlar os gastos extras. Quanto mais coisas você conseguir prever no seu orçamento, melhor será sua organização e menos surpresas financeiras desagradáveis estarão reservadas para a sua lua de mel.


Gostou deste conteúdo? Conta pra gente nos comentários como você está se organizando para a sua lua de mel.




Matérias Relacionadas

Vai casar? Hora de conversar sobre dinheiro

Casais que moram juntos

Casa nova sem sustos para seu bolso

Prepare-se para o sim

>

Escolhas racionais ou emocionais?