Uma Iniciativa Febraban
Atualizado em: 20 ago 2019 às 10h e 05m

Mudança de carreira: como se planejar para a virada

Confira as dicas para fazer uma transição profissional mais efetiva e tranquila


Muitas vezes, as pessoas seguem uma carreira pelas circunstâncias. Em outras, o amadurecimento pessoal e profissional pode trazer a certeza: não é isso o que eu quero fazer na vida! Em qualquer situação, é possível virar o jogo e seguir o caminho do coração. Basta, apenas, se planejar antecipadamente para isso. Se você pretende fazer essa jornada, veja as dicas sobre como se organizar para fazer uma mudança de rota de maneira mais tranquila.


Descubra sua vocação

Diante de tantas opções, às vezes fica difícil escolher uma nova área de atuação. Mas antes de tomar uma decisão tão importante quanto a de mudar de carreira, é fundamental ter clareza do que se pretende fazer na nova fase. Ser tomado pelo cansaço da rotina é bastante comum, especialmente quando passamos muito tempo fazendo a mesma coisa.

Se for esse o caso, às vezes fazer uma pausa e tirar umas férias mais longas já ajuda. Se não for, o desejo de mudança seguirá forte mesmo após o afastamento do dia a dia de trabalho. E aí não restarão dúvidas: é hora de seguir um novo caminho. Mas qual?

Quando você decidiu seguir a carreira atual, tomou a decisão de coração ou foi algo mais racional? Muitas vezes, quando seguimos um caminho que nos parece mais “certo” ou “seguro”, e não aquele que realmente queremos, a escolha pode pesar depois de certo tempo. Ou, simplesmente, o ciclo se encerra.

Para descobrir que rumo tomar, que tal dar o próximo passo com base nos seus sonhos? Deixando as eventuais dificuldades momentaneamente de lado, o que você gostaria de fazer realmente na sua vida profissional?


Analise suas principais habilidades

Algumas pessoas têm dificuldades em tirar sonhos do papel. Se for o seu caso, uma dica prática para dar o primeiro passo em direção à mudança de carreira é apostar nas atividades em que você tem talento. Escrita? Pintura? Música? Culinária? O que você faz muito bem de forma natural, sem que isso seja um peso?

Você tem algum hobby que nunca pensou que pudesse ser uma fonte de renda? Agora é hora de pensar sobre isso. Ganhar dinheiro fazendo o que gosta não precisa ser uma utopia ou apenas uma frase motivacional. Que tal fazer uma lista com as suas principais habilidades? Como seria trabalhar com cada uma delas?


Fale com um especialista em transição de carreira

Buscar apoio de um especialista em transição de carreira pode ser uma boa pedida para quem ainda está inseguro em dar esse passo. Busque um profissional de confiança, preferencialmente, indicado por algum conhecido, e peça orientações para descobrir como criar um plano prático e efetivo para a mudança.

Existe uma série de técnicas bem-sucedidas, aplicadas por outras pessoas que já viveram a mesma situação que você. Aproximar-se de um especialista que tenha acompanhado essas pessoas é uma boa ideia para acelerar seu processo de transição de carreira.


Aprofunde o conhecimento sobre a área em que deseja atuar

Antes de mergulhar de cabeça, molhe bem os pés. A essa altura, você certamente já terá uma ideia (ou várias) da rota que pretende seguir. Com isso em mente, levante o maior número de informações que conseguir sobre essa sua possível nova atividade, antes de bater o martelo em definitivo.

Às vezes, as coisas não são bem o que parecem e é importante conhecer o terreno em que você deseja entrar para dar esse passo com mais consciência e firmeza. Mudanças de carreira são bem-vindas – e serão cada vez mais comuns, à medida em que a expectativa de vida da população aumenta –, mas é importante que esse processo de transição seja bem conduzido para reduzir o risco de frustrações.


Planeje-se financeiramente para a mudança

Ao mudar de carreira, naturalmente você enfrentará uma série de incertezas e inseguranças. Não se desespere, pois isso faz parte do processo. Entretanto, há algumas variáveis que você pode antecipar para tornar esse período de mudança mais tranquilo. Planejar-se financeiramente, por exemplo, é uma ótima medida.

Sabendo que existe um forte desejo de mudança dentro de você, em vez de agir de forma impulsiva, que tal se organizar previamente? Aproveite a renda que você tem atualmente para começar a construir uma reserva financeira, poupando todo mês uma parte do que ganha. Às vezes, isso exige certo sacrifício, como reduzir as idas a restaurantes, por exemplo.

Ter uma reserva é importante porque, quando iniciamos uma nova carreira, é natural não conseguir recuperar rapidamente o mesmo salário que ganhávamos anteriormente. Nesse cenário, para diminuir as preocupações financeiras, ter uma poupança com a qual você possa contar durante a transição é um recurso precioso, que pode fazer toda a diferença para o sucesso de sua nova jornada.


Estude, estude, estude

Dentro do seu planejamento financeiro, uma sugestão é considerar um investimento para uma especialização ou uma atualização na nova área que você escolheu. Sabemos que tomar a decisão de mergulhar profissionalmente em um novo segmento não é fácil, mas mesmo após esse marco, ainda há muito trabalho pela frente.

Um novo curso universitário ou uma pós-graduação não são descartados, mas não se esqueça de que, hoje em dia, há vários tipos de cursos de menor duração e diversas plataformas de ensino online. Começar a estudar mais sobre sua nova área vai ajudar você a se familiarizar com ela, além de trazer mais bagagem e segurança para essa sua nova empreitada.


Construa uma rede de contatos

Conhecer pessoas facilita muito qualquer tipo de carreira profissional. Além de estudar, começar a entrar na agenda da sua nova área também é uma ótima ideia. Os próprios cursos que você fizer são uma oportunidade excelente de networking. Comece, ainda, a pesquisar e frequentar eventos da área.

Troque cartões e procure ativamente pessoas que já trabalhem com isso. Comece a fazer essa programação entrar para o seu repertório profissional e, quando menos você esperar, você já fará parte desse novo núcleo.


Busque exemplos bem-sucedidos

Ao construir essa nova rede de contatos, vai ficar mais fácil encontrar inspirações, referências ou cases de sucesso na sua nova área. Procure também pessoas que tenham tomado a decisão de mudar de carreira para compartilhar experiências e coletar dicas de quem já passou por algo muito parecido com o que você está vivendo.

Ao entrar numa floresta desconhecida, você prefere abrir um novo caminho ou seguir uma trilha já percorrida por outros antes de você? É a mesma lógica de qualquer coisa nova que vamos fazer na vida. Inspire-se em bons exemplos e sucesso!



Matérias Relacionadas

Profissões novas ou curiosas para você se inspirar

Quer começar um negócio e não sabe qual?

Investir em educação aumenta a renda

Vai prestar concurso público?

>

Aproveite o feriado para dar um up na carreira