Uma Iniciativa Febraban

Natal sustentável

Como transformar materiais descartados em objetos cheios de charme para decorar e presentear


Em vez de ir às compras, que tal reservar parte de seus finais de semana para criar seus próprios presentes e deixar a casa preparada para as festas de final de ano? Com medidas simples, como pintar uma das paredes de uma cor mais viva, trocar os móveis de lugar, fazer uma capa para o sofá e forrar as almofadas, você já terá um ambiente renovado gastando pouco.

Mas você pode ir além, fazendo móveis com caixotes de madeira ou paletes velhos ou criando peças incríveis com coadores de café usados e vasos vistosos com pneus descartados. Parece difícil? Não é. Confira as dicas e tutoriais que selecionamos para ajudar você a pôr a mão na massa.

Também separamos dicas para aproveitar outros materiais que costumam ser jogados no lixo, como latas de alumínio, frascos plásticos, garrafas PET e utensílios que você não usa mais. Eles podem ser transformados em presentes, árvores e enfeites de Natal de encher os olhos e alegrar o coração.

E você ainda pode mobilizar a família e amigos para ajudar, fortalecendo ainda mais o espírito de união e amizade que marcam as festividades nesta época do ano.


Móveis feitos de paletes e caixotes

Com um pouco de criatividade e jeito para lidar com madeira você pode ter uma casa lindamente decorada com móveis feitos de estrados usados para movimentar cargas (paletes) e caixotes usados em feiras, mercadões e entrepostos de alimentos. Depois de certo tempo de uso, esses itens são descartados e, em muitos casos, vendidos por um valor irrisório.

O mercado de móveis produzidos com esses materiais deu tão certo que há, hoje, empresas especializadas em sua fabricação e outras que recolhem os paletes e caixotes, desmontam, preparam a madeira e vendem para as pessoas fazerem seus próprios móveis. O preço sai bastante em conta. Esta mesa de centro, por exemplo, quem fez foi a Nayra, aqui da equipe do Meu Bolso em Dia, e teve um custo de R$ 114,00, somando os caixotes, rodinhas e tinta:








Além de mais barato, o móvel feito com estes materiais ajuda a criar ambientes supercharmosos. Os paletes ou caixotes podem ser desmontados, lixados, pintados e utilizados para montar a peça que você deseja. A Nayra fez isso para decorar a casa nova. Veja como ficou o sofá, que teve um custo aproximado de R$ 730,00, incluindo paletes, revestimento do colchão para o assento, capas e recheios para as almofadas e travesseiros do encosto:








Se você não tem muita habilidade ou espaço para lixar e pintar as peças, faça uma busca na internet para encontrar em sua região uma empresa que faça esse trabalho. Se você gosta de pôr a mão na massa, mas não sabe por onde começar, pesquise “como fazer móveis de paletes e caixotes”.

Você irá encontrar tutoriais gratuitos e, também, cursos pagos. Muitos tutoriais trazem ideias para uso do material e outros ensinam a fazer as peças. A arquiteta blogueira Helenice Leôncio mostra como fazer uma mesa de centro parecida com a da foto acima.

 

Arte com o coador de café

Você prepara aquele café perfumado e saboroso e, quando termina de coar, guarda o filtro com o pó. Após um certo preparo, ele pode ser usado para produzir peças decoradas com um efeito rústico incrível. Nesta matéria publicada pela Rede Século 21, Rosely Ferraiol, que é craque em artesanato com este material, ensina a fazer uma flor gigante com filtro do papel para enfeitar o ambiente ou presentear.

Aprenda, também, a fazer um lindo abajour utilizando filtros usados e corda de sisal. Outra ideia é recolher garrafas de vidro descartadas e recobri-las com filtros usados. Veja as dicas de como fazer neste vídeo do canal Clique Criativo.

São muitas as opções para aproveitar o material. Ele também pode ser usado para forrar caixas para presentear e para fazer luminárias. Olha que luxo esta arandela feita pela Rosey Ferraiol e divulgada em matéria publicada no portal Vila do Artesão:









Um mundo feito de pneus

Pneus usados e descartados são sério problema ambiental e ainda representam riscos para a saúde pública, porque acumulam água da chuva e podem se tornar criadouros de mosquitos transmissores de doenças como a dengue. Saiba como se precaver contra a doença. 

Então, que tal recolher alguns e transformá-los em vasos de parede ou de quintal? Basta algumas demãos de tinta, alguns furos na parte inferior para não juntar água, terra e plantas. Veja esta sugestão do portal DIY Show Off. O site é em inglês, mas basta ver a sequência de fotos para fazer um vaso como este aqui:








Outra ideia genial para aproveitamento de pneus é montar bancos (puffs) que podem ser revestidos com diferentes materiais. A Karina Juswiak e o Marcos Korody ensinam como fazer um puff recoberto com corda de sisal. Você vai precisar de um pneu, uma placa de compensado (MDF), cola quente, pincel, seladora e corda. Assista ao vídeo e aprenda a fazer um puff como este que eles criaram para o canal da Zap Imóveis:








Vida nova a artigos velhos ou sem par

Sabe aquela xícara de chá, caneca, copo ou taça sem par? Aquele vidro de geleia que iria para o lixo? Ou até mesmo aquela jarra trincada? Eles podem virar lindos vasos de suculentas para enfeitar a casa e presentear. Você vai precisar de plantas, terra e pedrinhas. Em seu canal Como Faz, Ana Loureiro dá a receita para fazer pequenos vasos com canecas de alumínio. Olha como fica lindo:









Charme em latas e frascos plásticos

Embalagens vazias de shampoo podem virar porta-lápis supercriativos. Usando apenas os frascos, fita crepe, papel contact colorido, tesoura e estilete, a Paty Pegorin faz peças divertidas e úteis. Veja o tutorial da Paty no YouTube e um passo a passo mais detalhado nesta matéria publicada no blog do portal Elo7.








Latas de creme de leite, leite condensado e atomatados podem virar luxuosos mini-vasos e porta-trecos, como estes criados pela blogueira Renata Lima Paete:









Enfeites e presentes com garrafa PET

Garrafas PET são uma opção bacana para confeccionar árvores de Natal, enfeites e presentes. Basta fazer uma busca na internet para encontrar várias dicas e tutoriais que mostram como aproveitar essa material. Neste vídeo da blogueira Paula Stephânia você confere o passo a passo para montar uma linda árvore e Natal e ainda aprende a fazer uma guirlanda como esta com o plástico que sobrar:








A blogueira Viviane Magalhães ensina a fazer sinos como este para enfeitar a mesa a mesa ou a porta:








O canal Show de Artenato ensina como fazer luzinhas pisca-pisca como as da foto abaixo, publicada pelo portal SWPAC, para enfeitar a casa. Você irá precisar de algumas garrafas PET transparentes, tinta spray, cola branca, pincel e um cordão de luzinhas. Veja outras ideias nesta matéria da Revista Artesanato.







 



Matérias Relacionadas

A onda é desapegar

Recicle o lixo e seus hábitos

20 ideias bacanas para celebrar o final de ano gastando pouco