Uma Iniciativa Febraban

O controle de suas finanças na palma da mão

14 aplicativos e ferramentas para ficar com o bolso em dia


As pessoas que entram com frequência no rotativo do cartão de crédito ou cheque especial, fazem um empréstimo atrás do outro ou têm dificuldade em poupar para o futuro costumam ter uma característica em comum: a falta de organização do orçamento pessoal. Em geral, elas não sabem exatamente como gastam o salário do mês. Outra situação comum, principalmente entre aqueles que não têm salário fixo, como profissionais liberais e pequenos empreendedores, é que muitos desconhecem seu rendimento líquido, ou seja, o dinheiro disponível para sustentar seus gastos, depois de pagar impostos e custos do trabalho.

Se você faz parte desse time, está na hora de mudar o jogo. Afinal, se você não sabe para onde está indo o seu dinheiro, como se planejar para mudar a situação e construir sua prosperidade? O que não falta é apoio para fazer isso. O Meu Bolso em Dia oferece várias opções de aplicativos e ferramentas e há, no mercado, um grande número de planilhas e apps gratuitos que facilitam o controle das finanças.

Conheça algumas das opções e aproveite para pôr suas contas em ordem antes do ano terminar.


Aplicativos e ferramentas do Meu Bolso em Dia


1.      Jimbo

Com um visual intuitivo, permite anotar despesas do dia a dia e todas as entradas de dinheiro em poucos cliques, pelo celular. Lançado pela Febraban em 2016, o aplicativo vem sendo atualizado para facilitar cada vez mais os lançamentos e o acompanhamento dos gastos. Antes do primeiro uso, você personaliza as categorias de despesas e receitas mais frequentes de acordo com a sua realidade. Depois, basta fazer as inclusões sempre que realizar qualquer movimentação, mesmo que o valor seja pequeno. Disponível no Google play, App Store e Windows Store. Veja o vídeo para saber como funciona.


2.      Tabelas mês a mês

Se você é adepto da tradicional maneira de fazer seu orçamento doméstico, pode usar uma das tabelas de gastos e receitas mensais que criamos para a dona de casa, aposentados, estudantes e famílias. Clique aqui para conhecer e escolher a versão que mais se adequa às suas necessidades. Salve a planilha em seu computador, faça as anotações diariamente ou defina um horário da semana que será dedicado à atualização da tabela.


3.      Tabelas dia a dia

Disponíveis em dois formatos: em bloquinho ou página inteira. É só imprimir, levar no bolso ou deixar em um local visível para não se esquecer de anotar seus gastos diários. Veja os modelos e escolha o mais adequado a você.


4.      Listinhas

Um bom jeito de economizar é fazer listas antes de ir às compras. Assim, você evita cair em tentação, levando para casa itens desnecessários. Conheça as 10 listinhas que preparamos para facilitar esse trabalho: supermercado, festa de aniversário, material escolar, chá de bebê, viagem, revisão do carro, festa de noivado, churrasco, produtos de limpeza e maquiagem.


5.      Aplicativos de consumo

Em parceria com o Instituto Akatu, desenvolvemos 4 aplicativos que orientam sobre como fazer o uso consciente de água, energia, transporte e alimentação, com benefícios para o bolso e para o planeta. Tudo de um jeito lúdico e divertido, com jogos, calculadoras e muitas dicas para economizar. Disponível para Android e iOS. Saiba mais sobre cada um deles baixe no seu celular.


6.      Meu Negócio em Dia

Para o pequeno e micro empreendedor, tão importante quanto organizar as finanças pessoais é gerir as receitas e despesas do negócio. Com o aplicativo Meu Negócio em Dia, desenvolvido pela Febraban em parceria com o Sebrae, você faz essa gestão pelo celular e, com poucos cliques, tem o controle do seu fluxo de caixa nas mãos. Por meio de gráficos, você monitora diariamente a saúde financeira de seu empreendimento. Veja o passo a passo para começar a usar.


7.      Calculadora do empresário

Disponível para celulares e computadores, a Calculadora do Empresário permite que o empreendedor simule os ganhos com aplicações, os custos de diferentes linhas de financiamentos, a correção de valores a pagar, o valor futuro de um investimento e o custo mensal por aceitar cartões de crédito. Clique aqui para acessar.


Outras ferramentas e aplicativos


8.      Star – Sistema de Divulgação de Tarifas da Febraban

Consulte e compare as tarifas de produtos e serviços praticadas pelos bancos e financeiras que operam no país. Você pode visualizar as tarifas de cada instituição e comparar os preços de diferentes empresas, para optar pelos produtos e serviços mais adequados à sua realidade. Acesse aqui.


9.      Guia CVM de Planejamento Financeiro

A Comissão de Valores Mobiliários, responsável por criar e fiscalizar as regras desse mercado no país, oferece um guia com orientações práticas para a elaboração do planejamento financeiro pessoal e uma planilha de apoio. Basta você baixar no computador e seguir os passos para fazer seu orçamento doméstico mensal. Clique aqui para acessar.


10.  Planilha de orçamento da B3

A Bolsa de Valores de São Paulo, atualmente chamada B3, também oferece uma planilha de orçamento pessoal em Excel, simples e fácil de usar.  Clique aqui para acessar. 


11.  App Anbima

Criado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, o aplicativo permite consultar, pelo celular, informações diárias sobre fundos de investimentos e índices de renda fixa. Disponível nas lojas virtuais Play Store (Android) e App Store (iOS). Saiba mais.


12.  Cidadania financeira

O Programa de Cidadania Financeira do Banco Central orienta sobre o orçamento pessoal e familiar e oferece o Curso Online de Gestão das Finanças Pessoais. Você faz sua inscrição e estuda no horário mais conveniente. São abordados diversos aspectos relacionados ao tema. Além de aprender a fazer seu orçamento, você ainda pode esclarecer dúvidas no fórum de discussões.


13.  Planilha de orçamento doméstico do IDEC

Criada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, esta é uma planilha bem completa, que requer algum conhecimento de Excel para usar. Códigos identificam as entradas e saídas de dinheiro, facilitando reconhecer os tipos de despesas que mais pesam no bolso. Você também pode utilizá-la para acompanhar a evolução de seus investimentos. É preciso fazer um pequeno cadastro para fazer o download.


14.  Planilhas do Microsoft Office

São vários modelos de planilhas com diferentes graus de dificuldades para você controlar suas receitas e despesas, além de planilhas de suporte, como orçamento da faculdade e registro de consumo da gasolina. Você pode baixar em seu computador e preencher. Clique aqui ver as opções. Há, ainda, algumas planilhas mais complexas, que você pode preencher online, sem a necessidade de download. Basta criar uma conta Microsoft.



Matérias Relacionadas

Aplicativo Meu Negócio em Dia apoia a organização financeira do pequeno empreendedor

5 truques (testados e aprovados) para guardar dinheiro

Prepare-se para tirar seus planos do papel

Vale a pena pagar antes?

Faça uma caça aos gastos invisíveis e economize

Não basta trabalhar, é preciso cuidar do que você ganha