Uma Iniciativa Febraban

Os 12 signos do zodíaco e o dinheiro: qual a relação?

Divirta-se descobrindo o que os astros relevam sobre seu comportamento financeiro

 

O início de ano sempre nos convida a planejar os passos para conquistar nossos sonhos e objetivos. Para fazer um bom planejamento, é válido consultar as projeções dos especialistas em política e economia e suas expectativas sobre juros, inflação, taxas de emprego, crescimento do PIB e outros dados para embasar nossas decisões econômicas.

Por via das dúvidas, neste ano cheio de eventos tão incertos e imprevisíveis, como a copa do mundo e as eleições presidenciais, não custa nada dar uma olhadinha no horóscopo, não é mesmo? Afinal, independente de como está o mundo exterior, nossas escolhas geralmente estão ligadas a quem somos internamente e a como nos comportamos diante dos desafios.

Desde a Antiguidade, acredita-se que a posição dos astros na hora do nascimento pode influenciar nossas preferências e posturas diante do mundo. Foi daí que surgiram os 12 signos do zodíaco. Mas será que existe alguma relação entre os signos e a forma como lidamos com dinheiro?

No livro “Seu futuro astrológico” (Ed. Record), Linda Goodman traz algumas teorias bem-humoradas a esse respeito, com base no signo solar, que representa a posição do sol no momento em que nascemos e exerce a influência mais forte em nosso comportamento.

A partir das ideias do livro, esboçamos um perfil de comportamento financeiro dos signos. Divirta-se descobrindo como você, seus amigos e parentes lidam com dinheiro e aproveite para ler as matérias relacionadas às características de cada signo. Comente e compartilhe conosco suas ideias e opiniões sobre o tema.

Mesmo que você não acredite em astrologia ou não se identifique com as descrições a seguir, vale a pena buscar o caminho do autoconhecimento para se dar conta das suas reações mais automáticas, antecipá-las e agir com mais consciência em cada escolha.

 

Impulsivos e generosos, arianos não costumam fazer reservas financeiras. Empreendedores e líderes por natureza, são ótimos em fazer dinheiro, mas gastam com a mesma facilidade com que ganham. Querem ser independentes para tomar as próprias decisões, por isso não gostam de ouvir opiniões dos outros sobre como administrar o seu dinheiro.

Seu padrão de vida tende a estar acima de sua renda, por isso são mais propensos a fazer empréstimos e entrar em dívidas. Por outro lado, têm energia de sobra para trabalhar e superar dificuldades financeiras com entusiasmo, força de vontade e criatividade. O dinheiro não é sua principal razão para trabalhar; são motivados principalmente por desafios e pelo sucesso. Sua armadilha de consumo são os presentes, não medem esforços para agradar amigos e parentes queridos.

Está considerando fazer um empréstimo? Cuidado, crédito fácil pode ter um preço alto 

 

Paciência e obstinação são marcas pessoais dos taurinos, que costumam perseverar para realizar seus objetivos e planos. É raro vê-los desistir por qualquer motivo. São resistentes e leais, capazes de suportar dificuldades financeiras durante anos, sem reclamar ou trair valores pessoais e familiares.

Conhecem o valor do dinheiro e sabem fazer economia como ninguém, pouco a pouco constroem patrimônios sólidos e satisfazem sua grande necessidade de segurança material. Taurinos têm o pé no chão, planejam o futuro cuidadosamente e costumam fazer reservas para conquistar estabilidade. Devagar e sempre é seu lema. Por outro lado, adoram boa comida, mobília confortável e perfumes de qualidade, tudo o que agradar a seus sentidos apurados serão suas armadilhas de consumo.

Que tal descobrir quanto dinheiro você precisa juntar para se aposentar?

 

Geminianos são conhecidos por seu comportamento mutável. Um dia estão mais generosos, distribuindo gorjetas, no outro podem virar as costas à criança que pede ajuda no farol. São capazes de gastar rios de dinheiro em um dia e no outro, arrependidos, conseguir que a loja receba tudo de volta. Não são chegados a rotinas, têm interesses variados e podem realizar várias atividades ao mesmo tempo com facilidade.

Diante de crises financeiras, são ágeis e muito versáteis para fazer bicos e levantar dinheiro. Ótimos em vendas, propaganda e promoções, têm habilidade de convencer pessoas a comprarem até o que não precisam. Porém, como são muito inquietos, podem se tornar insaciáveis. A sedutora promessa de uma vida melhor pode torná-los escravos da busca eterna para alcançar mais dinheiro, fama ou degraus na carreira. Sua maior armadilha é cobiçar o padrão de vida dos outros, pois a grama do vizinho sempre parece mais verde.

Está difícil controlar sua vontade de gastar? Dê uma lida na matéria Gatilhos de consumo e boas reflexões!

 

Sentimentais e caseiros, cancerianos tendem a se apegar a tudo e todos, desde um amigo ou parente querido, até uma fotografia desbotada e um par de chinelos velhos, com as solas já meio gastas. Seus tesouros geralmente estão no passado, gostam de colecionar antiguidades, relíquias e objetos que não teriam valor algum para outras pessoas. Talvez por isso, quando gastam dinheiro, prefiram investir em objetos de qualidade que economizar com objetos que estraguem rápido. Tudo que os cerca deve durar por muito tempo.

Por mais dinheiro que reservem, cancerianos nunca se sentem realmente seguros. Eles estão sempre guardando coisas, visando um possível desastre imaginário. Imprevistos tiram seu sono, pensam no longo prazo e são precavidos quanto ao futuro. São peritos em acumular dinheiro e fazê-lo crescer, mas também possuem um forte instinto fraternal e dividem de boa vontade o que têm com quem realmente necessita. Desde que não comprometa sua própria segurança ou de sua família.

Se os riscos são uma preocupação para você, que tal saber se você está preparado para imprevistos?

 

Muito poucos leoninos são precavidos ou organizados com o dinheiro. Vaidosos, gostam de luxo e itens de primeira classe, tendem a gastar com extravagâncias, como diversões, prazeres e roupas caras. Jamais se encostam em alguém, preferem que os outros se apoiem neles. Sentem-se atraídos por assumir a responsabilidade pelos fracos e indefesos. Evitam aceitar auxílio financeiro. Mesmo que estejam financeiramente quebrados, se alguém lhes pedir um empréstimo, são capazes de recorrer ao banco para atender ao pedido antes de admitir que não estão em condições de ajudar.

São propensos a entrar em apostas ou investimentos arriscados, disfarçados de oportunidades únicas e, mesmo quando perdem dinheiro, são orgulhosos demais para reconhecer que erraram. Se necessário, podem fazer dinheiro consertando coisas ou produzindo artesanato, pois têm excelente habilidade manual.

Se você se identificou com as características de Leão, veja a matéria conserta tudo e descubra uma nova fonte de renda para superar a crise.

 

Detalhistas, críticos, trabalhadores incansáveis, preocupados com o futuro, disciplinados e organizados, assim são os virginianos. Excelentes para administrar o orçamento doméstico, são capazes de descobrir pequeninos erros que até um perito contador poderia deixar passar. Por isso, é comum que saibam exatamente para onde foi o dinheiro.

Irritam-se profundamente com a preguiça, o desperdício e os gastos desenfreados, pois dão duro para conseguir o que têm e ficam chocados com quem esbanja dinheiro de forma irresponsável. Em geral, são muito prudentes nessa área, movimentam o dinheiro com muita cautela e não querem depender de ninguém para nada. O medo profundo por dependência na idade avançada faz com que muitos vivam com tanta economia que chegam a ser chamados de avarentos. O fato é que sabem ser generosos, mas não vão além do razoável, pois poucos têm tanta capacidade de dizer “não” como eles. Sua maior armadilha é acumular dinheiro demais para o futuro e esquecer de aproveitar a vida no presente.

Você é daqueles que adora ter o controle das finanças na palma da mão? Então inspire-se nas dicas de aplicativos e ferramentas para acompanhar seus gastos nos mínimos detalhes!

 

Os nascidos sob o signo de libra ou balança estão sempre em busca do equilíbrio e isso deve se refletir nos ambientes onde vivem e trabalham. Por isso, gastam o necessário para ter beleza, conforto e harmonia a seu redor.

Entretanto, podem demorar para decidir sobre comprar ou alugar um imóvel, pois precisam examinar cuidadosamente todos os lados de cada problema antes de tomar uma decisão, seja ela financeira ou não. Em razão dessa característica, podem ser chamados de indecisos, mas na verdade possuem grande habilidade em reunir os envolvidos para chegar a um consenso que atenda às necessidades de todos.

Que tal algumas dicas para reunir a família e conversar sobre dinheiro?

 

Corajosos, os escorpianos não se abalam diante das adversidades e não se fazem de vítima, nem culpam ninguém por seus problemas ou erros. São verdadeiros senhores de seus destinos e estrategistas por natureza. No trabalho, sua motivação é chegar ao topo, aceitam receber ordens por algum tempo, até que consigam conquistar uma posição de destaque ou montar seu próprio negócio.

Com sua excelente memória, dificilmente atrasam suas contas, parcelas ou faturas. São apaixonados por natureza e se entregam ao amor como nenhum outro signo. Podem acabar cometendo excessos e gastando além da conta para demonstrar sua paixão e seduzir a pessoa amada.

Confira 5 ideias para celebrar com seu amor de um jeito especial e sem gastar muito.

 

Aventureiros por natureza, são atraídos pelo perigo. Nos investimentos, correm mais risco, pois não têm medo de nada e adoram brincar com a sorte. Por serem tão destemidos e impulsivos, estão sujeitos a cometer excessos com jogos, bebidas, comida ou viagens. Priorizam as experiências acima dos bens e posses.

Seus sonhos e objetivos são ousados, pois têm uma imaginação ilimitada. Voam tão alto e são tão otimistas que são capazes de arriscar todas suas economias em ideias de negócios que lhe pareçam oportunidades, visando lucro imediato e sem pensar muito nas consequências no longo prazo. O amanhã está muito longe para os sagitarianos. Vivem o agora. Se aborrecem com cálculos e atividades rotineiras e raramente controlam seus gastos com planilhas financeiras ou aplicativos.  Porém, com sua visão positiva, conseguem extrair o melhor das crises e aprender com as experiências.

Gosta de apostar na sorte? Entenda tudo sobre a capitalização. 

 

Friamente decididos e calculistas, os capricornianos traçam seus objetivos desde cedo e os perseguem com inabalável persistência. São cuidadosos em seus movimentos e avançam com disciplina e seriedade para progredir e realizar suas ambições mais secretas. Com seu espírito prático e racional, raramente entram em um negócio sem estarem preparados financeiramente, priorizando, assim, investimentos mais conservadores.

Conseguem guardar quatro milhões de estatísticas na cabeça e não se assustam com planilhas. São verdadeiros administradores. Não são mesquinhos, pelo contrário, são solidários e abraçam causas sociais, mas não gostam de desperdícios. Sabem pechinchar como ninguém, compram por atacado para fazer economia e buscam a eficiência de seus recursos. Sabem muito bem que tempo é dinheiro.

Que tal aproveitar a inspiração capricorniana para refletir sobre quanto vale seu tempo? 

 

Amantes da liberdade, originais e independentes, vivem com os olhos e a mente voltada ao futuro. São criativos, imprevisíveis e cheios de surpresas, podem se dar bem como inventores, pois gostam de desvendar enigmas. Não buscam a fortuna, trabalham pelo propósito de mudar o mundo, fazer uma descoberta para o bem da humanidade e isso pode lhes trazer riqueza por acaso.

Desprezam a mentira e a fraude, evitam tomar empréstimos e emprestar dinheiro. Podem dar dinheiro de presente, mas não emprestarão. Detestam dívidas e pagam até o último centavo. Não aprovam pessoas que vivem além de seus rendimentos ou que trabalham meio dia pelo salário de um dia inteiro. Cumprem o que prometem, pagam suas contas e esperam que os outros façam o mesmo.

Podem ter mania de limpeza e ser um pouco neuróticos sobre germes e doenças. Se você é aquariano, veja como não deixar a dengue picar você e seu bolso.

 

Sonhadores, artísticos e sensíveis, piscianos geralmente são desapegados de bens materiais. Não se interessam por poder, liderança ou riqueza. Poucos acumulam dinheiro, embora não tenham nada contra ele, mas são conscientes do seu valor temporário. Conseguem viver com simplicidade e são extremamente adaptáveis. Em situações de crise financeira, podem facilmente cortar despesas, vender o carro ou se mudar para uma casa menor, sem grandes sofrimentos.

Não costumam controlar suas contas e, por isso, é comum que o mês termine antes do salário, o que pode levá-los ao descontrole e às dívidas.  São despreocupados quanto ao amanhã, sonham acordados e vivem em um mundo de fantasias, o que pode levá-los a excessos.

Sua armadilha é viver para servir a humanidade. Podem assumir encargos dos amigos de forma excessiva, pois cuidam mais dos outros do que de si mesmos. Ajudar é seu primeiro instinto e têm muita dificuldade para dizer “não”.

Se você é pisciano, veja o que fazer quando o dinheiro acaba antes do previsto.




Matérias Relacionadas

Você tem dificuldade para poupar? Freud explica

Entendendo a compulsão

O que suas escolhas de consumo dizem sobre você?

Escolhas racionais ou emocionais?

Gatilhos de consumo

O controle de suas finanças na palma da mão