Uma Iniciativa Febraban
Atualizado em: 05 ago 2020 às 19h e 18m

Presentes para um pai mais presente

Dicas para alegrar e incentivar o novo pai que nasce da pandemia


O período de distanciamento social trouxe muitas mudanças na rotina e nos hábitos das famílias brasileiras. A pesquisa As famílias após a pandemia, publicada pela Febraban em julho de 2020, traz uma boa fotografia dessas mudanças. O estudo mostra que, embora a maioria das tarefas domésticas ainda recaia sobre as mulheres, 60% dos homens entrevistados disseram ser responsáveis pela vida escolar dos filhos e 47% deles mencionaram que sua carga de trabalho doméstico aumentou.

Antes acostumados a sair para trabalhar, deixando os afazeres da casa e os cuidados diários da família a cargo das mulheres ou de terceiros, muitos homens começam a sinalizar uma maior participação nas atividades do lar e na atenção às crianças. Eles estão descobrindo e explorando novas habilidades, como cozinhar, cuidar do jardim, ajudar os filhos nas lições de casa, lavar a louça, limpar a casa, higienizar os alimentos, entre outras.

Essa tendência pode ser uma semente de transformação para uma sociedade mais justa e equilibrada e o Dia dos Pais é um ótimo momento para celebrar e encorajar essas mudanças e reforçar esses novos papéis masculinos. Veja algumas dicas de presentes para esse novo pai que nasce para dar exemplo de participação e divisão de tarefas.




Pais que se aventuram pela primeira vez na cozinha às vezes se atrapalham, mas com boa intenção e os acessórios certos, podem se revelar e até descobrir um novo talento. Se você quer agradar e incentivar seu pai a seguir essa jornada, que tal facilitar a vida dele com acessórios práticos como um modelador de hambúrguer, um jogo profissional de facas ou um kit de descascadores de legumes? Quanto mais simples e agradável for a tarefa de cozinhar, mais ele irá gostar de embarcar nessa aventura.




É incrível a capacidade de multiplicação de pratos, copos e panelas na pia! Se uma única pessoa da família ficar responsável por lavar a louça, terá trabalho sem descanso o dia inteiro. E, nesse processo, as mãos que já estão danificadas pelo uso de álcool gel acabam ressecando e criando rachaduras. O ressecamento das mãos, além da questão estética, pode levar à descamação, envelhecimento precoce, irritações e até infecções, criando uma porta de entrada para vírus e bactérias. Para incentivar seu pai a ficar de bem com a pia, dividindo essa tarefa, que tal presenteá-lo com luvas bem estilosas para proteger as mãos? Compre um par da cor preferida dele e, com uma caneta permanente, decore com desenhos que o façam sorrir enquanto lava os pratos.




Ser multitarefa é uma habilidade feminina. As mulheres sabem como ninguém acumular duas ou mais funções ao mesmo tempo. Para os homens, elas costumam ser difíceis de conciliar. Mas tudo é aprendizado, não é mesmo? Em tempos de home office, às vezes surge uma reunião bem na hora de preparar o almoço das crianças ou lavar a louça. Um acessório muito útil, nessas ocasiões, é o fone de ouvido sem fio. Com ele, seu pai pode conciliar reuniões de trabalho ou cursos online com a limpeza dos vidros ou a higienização dos alimentos, por exemplo, sem correr o risco de deixar o celular cair na pia e sem desculpas para fugir das tarefas domésticas.




Homens tendem a resistir mais ao uso de máscaras do que as mulheres, de acordo com uma pesquisa feita nos Estados Unidos pelo instituto Gallup, que mostrou que 67% das mulheres usam máscara fora de casa, contra 56% dos homens. Socialmente condicionados a ser “durões”, eles resistem a demonstrar fragilidade, medo ou preocupação com relação à própria saúde e à dos outros, significados implícitos do uso da máscara. Uma forma de quebrar com essa resistência e incentivar seu pai a proteger a si mesmo e aos outros na hora de ir ao mercado, à farmácia ou ao trabalho, é presenteá-lo com máscaras do seu time de futebol, personagem ou super-herói preferido. Já existem até empresas que imprimem máscaras com a foto do rosto da própria pessoa. Vale tudo para proteger seu paizão!




Matérias Relacionadas

No dia dos pais, dê tranquilidade de presente

Filhos adultos e as finanças dos pais

Viver mais e melhor

A pandemia e nosso comportamento de consumo

>

Vale a pena fazer compras de supermercado pela internet?