Uma Iniciativa Febraban

Profissões novas ou curiosas para você se inspirar

Abuse da criatividade e das novas tendências para gerar renda

 

Foi-se o tempo em que observar o trabalho das pessoas ao redor era suficiente para escolher uma profissão. A maioria dos jovens se inspirava em cozinheiros, médicos, advogados, professores, comerciantes, artistas e outros profissionais com quem conviviam ou conheciam pela TV. A globalização, a customização de serviços e as tecnologias cada vez mais avançadas ampliaram as possibilidades de escolher ou até mesmo criar serviços e carreiras totalmente inusitadas.

Dizem que a maioria das profissões dos próximos anos ainda nem foi inventada, mas algumas tendências já apontam como serão as profissões no futuro. Divirta-se com esta lista de novas e curiosas maneiras de gerar renda.

 

Detetive de dados: Não, este profissional não segue pessoas para descobrir seus segredos. Pelo menos, não pelas ruas. O detetive de dados investiga mistérios cruzando dados que compartilhamos todos os dias nas redes sociais e cadastros que preenchemos pela internet, para encontrar inconsistências, descobrir fraudes e rastrear comportamentos para auxiliar as empresas a oferecerem produtos e serviços adequados para seus consumidores em potencial. Para ser um detetive de dados, é fundamental ter conhecimentos sobre finanças, matemática, legislação e de Ciência de Dados.

 

Provador de caixões: Por incrível que possa parecer, esta profissão um tanto mórbida requer que o profissional se deite em caixões de vários modelos para testar a resistência, o conforto e o espaço interno, entre outros atributos, analisando cada aspecto sob o ponto de vista do “cliente”. Não é necessário ter experiência anterior para atuar nessa profissão, apenas uma boa dose de coragem.

 

Cuidador remoto (Walker/Talker): Com o envelhecimento da população, cada vez mais esta profissão será requisitada. Diferente dos cuidadores de idosos tradicionais que se ocupam de administrar os medicamentos, auxiliar no banho e na alimentação, este profissional é contratado para passar um tempo com seus clientes idosos através de uma plataforma online que possibilita escutá-los e conversar com eles. Não é preciso ter uma formação específica, apenas saber ouvir e ter flexibilidade para visitar os pacientes em casa de vez em quando.

 

Cliente oculto: Considerado uma arma contra o mau atendimento, este profissional é contratado pelas empresas para visitar seus estabelecimentos, simular experiências de compra, experimentar serviços e produtos e analisar aspectos como a cortesia dos atendentes, a fila do caixa, a organização da loja, entre outros, sem que os funcionários saibam que estão sendo avaliados. A partir de suas análises, a empresa então pode realizar melhorias para aumentar a satisfação de seus verdadeiros clientes. Além de ter mais de 18 anos, é desejável que o candidato tenha uma boa escrita para produzir os relatórios solicitados pelo contratante.

 

Operador de impressora 3D: De sapatos a casas, em breve quase tudo poderá ser fabricado por máquinas 3D, o que fará este profissional ser bastante requisitado no mercado. O operador de impressora 3D precisa saber como preparar, operar, programar a máquina, além de identificar seus componentes, saber os códigos utilizados e manejar o software especializado. O SENAI oferece um curso para quem tiver interesse em aprender esta profissão.

 

Guia de loja virtual (virtual store sherpa): Os Sherpas são um povo do Nepal, na região dos Himalaias, que ajuda quem quer escalar montanhas, indicando o caminho e auxiliando com os equipamentos.  O guia de loja virtual, também conhecido como sherpa do consumo, ajuda o cliente remotamente a navegar em lojas virtuais, utilizando realidade aumentada e outros recursos para evitar que o consumidor se perca em meio a tantas informações e estímulos. É preciso ter experiência com vendas, habilidade em comunicação e computador com boa velocidade de processamento e conexão de dados.

 

Testador e blogueiro de vinhos/comidas/viagens: Vida boa é com essa turma! Esse profissional viaja o mundo experimentando bebidas, pratos exóticos, passeios turísticos e hotéis para escrever sobre eles na internet. Se o seu conteúdo for atrativo e ele conquistar muitos seguidores, vários estabelecimentos de hospedagem, restaurantes e empresas ligadas ao setor de turismo irão oferecer estadias, refeições, produtos e serviços para estar entre os posts ou vídeos publicados por este formador de opinião.

 

Provador de cerveja: Muitos fabricantes contratam provadores para testar os produtos antes de colocá-los no mercado. Para conseguir esse trabalho, a pessoa precisa ter olfato e paladar apurado, e conseguir diferenciar as diversas nuances dos sabores. E não pode engolir o líquido, apenas provar e cuspir, para dar conta do expediente.

 

Caseiro de ilha paradisíaca: Celebridades costumam manter propriedades em lugares paradisíacos para se refugiar quando precisam de um pouco de privacidade. Como não moram nesses lugares, contratam alguém, geralmente um casal, para cuidar de seu imóvel quando estão ausentes. Se você e sua cara metade têm habilidade com consertos domésticos, limpeza, culinária e manutenção de piscina e jardins, podem se candidatar. Já imaginou morar em uma mansão em Angra dos Reis e ainda ser pago para isso?




Matérias Relacionadas

Conserta tudo

Investir em educação aumenta a renda

6 histórias para inspirar você a empreender

Resolver um problema, um bom jeito de começar um negócio

>

Como fazer renda extra