Uma Iniciativa Febraban
Atualizado em: 11 jun 2020 às 14h e 37m

Surpreenda no Dia dos Namorados

10 sugestões de presentes criativos, gratuitos ou de baixo custo, para celebrar juntos ou à distância


Em tempos de isolamento social, temos aprendido novas maneiras de marcar presença e demonstrar afeto às pessoas que amamos. Mesmo que distantes fisicamente, há infinitas formas de surpreender, encantar, alegrar e demonstrar o quanto o outro é importante, seja em aniversários ou datas comemorativas, como o Dia dos Namorados.

Não importa se vocês têm passado a quarentena juntos ou se, seguindo as medidas para garantir a saúde, têm mantido distância. É possível comemorar sem sair de casa, com economia, ou usar as facilidades da tecnologia para ficar pertinho. Nesse momento delicado em que vivemos, nada vale mais que o gesto, o sentimento e a criatividade! Veja algumas ideias de presentes diferentes para agradar quem você ama.

 

Para quem está junto na quarentena



A comida é uma das formas mais gostosas e eficientes de dizer para alguém o quanto ela é especial. Se ela vier carregada de memória afetiva, melhor ainda. Sabe aquela torta de maçã que a mãe de sua companheira ou companheiro preparava na infância? Ou, ainda, aquele bolo que recheava as tardes durante as brincadeiras com os primos?

Em segredo, peça a ajuda dos parentes de seu par para resgatar os cadernos de receitas, descubra aquelas que marcaram a história da família, escolha uma e coloque a mão na massa. Se o seu namorado ou namorada é um/uma chef gourmet e adora se aventurar na cozinha, que tal passar as receitas de família a limpo, em um caderno customizado por você, e fazer desse o seu presente?

Outra opção é seguir um caminho mais conhecido, mas não menos delicioso, como montar um café da manhã romântico, com pães frescos, frutas, geleias, frios e bolos. Use uma bandeja bem bonita e veja o que você tem em casa para decorar. Para você se inspirar, assista a este vídeo das blogueiras do Coisas de Diva e veja outras dicas no YouTube.



A turma que tem habilidades manuais não tem desculpas para não criar um presente bonito, barato e único. Já que estamos no inverno, que tal procurar na internet tutoriais de tricô e crochê e fazer uma peça exclusiva e cheia de charme para quem você ama? Gorro, cachecol ou até um jogo de sousplat são algumas coisas que não são difíceis de fazer.

A Daísma Vaz, do Blog-By-Day, especializado em tricô, montou uma playlist exclusiva para quem dar os primeiros passos na produção de peças usando agulhas, lãs e linhas. Já nos canais JNY Crochê e Atelier Linha e Ponto, você confere as principais orientações para entender e se aproximar na técnica.



Independente de qual surpresa irá preparar, você pode aumentar ainda mais a emoção na hora de presentear. A tradicional “caça ao tesouro”, brincadeira muito usada com crianças, pode trazer um charme a mais para a comemoração, tornando-a ainda mais especial.

Logo pela manhã, você pode espalhar recados caprichados espalhados pela casa, com declarações de amor e pistas para seguir a trilha, rumo ao grande final, que pode ser o que você desejar. Vale mandar mensagens pelo WhatsApp, deixar uma cartinha dentro da geladeira ou um bilhete na página marcada do livro que seu amor está lendo.



Montar um scrapbook é uma forma gostosa de presentear. Você pode desenhar, escrever poemas, recortar frases ou usar fotos para contar a história de vocês. É possível colocar o ingresso daquele show incrível que assistiram juntos, uma imagem que simbolize o início do namoro, folhas de plantas de locais que visitaram juntos (se tiver) ou outro item. Veja as dicas do Canal da Chai, que traz o passo a passo para fazer um álbum do zero, usando cartolina e cola.

Se quiser ir além na criatividade, você pode decorar um pote de vidro e pôr, dentro, frases que fazem parte da história de vocês, pílulas de sabedoria, trechos de livros ou declarações. Assim, sua cara metade pode “pescar” um papel por dia ou sempre que sentir vontade. É uma forma de lembrar o motivo pelo qual o relacionamento nasceu e porque continua firme e forte.



Diante das restrições para frequentar lugares públicos, você pode provar que, não importa o espaço, o que vale mesmo é a companhia, o carinho e qualidade do momento que passamos com quem está ao nosso lado. Então, por que não estender uma toalha ou canga na varanda, no quintal ou até mesmo no chão da sala? O sentido da brincadeira é quebrar a rotina e criar espaços bons para a conversa. Inspire-se nas sugestões da Casa da Chris, que ensina como montar um piquenique na sala de jantar.


Para quem está longe na quarentena



Sabe aquela música que marcou o início do namoro? Ou, ainda, aquela que tocou naquele jantar ou numa viagem inesquecível que fizeram juntos? Essa é uma oportunidade perfeita para você organizar a trilha sonora da vida de vocês e emocionar quem você ama. O primeiro passo é relembrar e preparar uma lista com as músicas. Veja o tutorial do Spotify que ensina a criar uma playlist usando o celular.  Escolha o melhor horário e compartilhe-a com sua namorada ou namorado.



Se você se sente bem na frente das câmeras, esta é uma grande oportunidade de mostrar o seu talento. Que tal tocar algum instrumento, cantar, declamar poesias, interpretar uma cena de uma peça de teatro ou filme que tenha significado para vocês? Se você não tem habilidades específicas, não tem importância. Basta olhar para a câmera, apertar o play e relembrar os momentos mais marcantes que viveram juntos.

Se você quer caprichar, pode usar um dos programas de edição de vídeos disponíveis na internet, gratuitos e fáceis, próprios para quem não tem muita prática. Você pode adicionar trilha sonora, adicionar imagens, incluir legendas ou usar efeitos especiais e filtros. Vale dar uma olhada no Clipchamp, Video Toolbox, Kizoa e na ferramenta de edição do YouTube.



Para relembrar a história de vocês, organizar um álbum digital pode ser bem bacana e simples. É só separar os melhores registros ou vídeos curtos do namoro ou do casamento. Se preferir, organize em ordem cronológica para que se lembrem como vocês vêm construído a jornada juntos. Monte com a ajuda de programas como o Adobe Spark e o Google Fotos. E não se esqueça de incluir a trilha sonora.



Você já parou para pensar que a mesma lógica da brincadeira presencial pode ser aplicada ao online? Você pode usar todos os recursos tecnológicos para dar vida à ideia. De manhã, envie um zap com uma declaração de amor e conte que seu par terá a missão de fazer uma caça ao tesouro para encontrar algo bem bacana no final.

Depois de uma hora, lance um desafio: lembrar o nome de uma música que ouviram juntos em algum lugar, por exemplo. Ela será a chave para ir para a etapa seguinte, que pode trazer a primeira recompensa, algo simples, como um cartão virtual bem lindo, acompanhado de outra dica para a próxima etapa. E assim, sucessivamente, até chegar o momento em que você compartilhará o link do vídeo, a playlist ou outro presente preparado por você.



Se vocês curtem astrologia, é possível navegar nesse assunto para fazer um presente criativo para seu amor. No site Personare, por exemplo, com um simples cadastro, você tem acesso a uma versão gratuita da sinastria amorosa, que é um estudo que cruza o mapa astrológico de duas pessoas, dando um norte de como será aquele relacionamento, considerando, inclusive, pontos de tensão e afinidades.

Para deixar essa ideia ainda mais completa e sofisticada, você pode, inclusive, fazer um texto dando sua própria interpretação da sinastria, uma forma delicada de analisar o encontro e a conexão entre vocês.




Matérias Relacionadas

16 programas para se divertir a dois no final de semana

Valorize o que realmente importa

Prepare-se para o sim

Um novo jeito de viver e pensar suas escolhas

>

Lazer sem sair de casa