Uma Iniciativa Febraban

Um papo importante com as crianças: dinheiro

Aproveite as férias com as crianças para conversar com elas sobre dinheiro: essa é a dica desta edição do programa Meu Bolso em Dia no Verão, veiculado pela Rádio Beira Mar de Ubatuba.



Hoje vamos falar sobre crianças e como elas começam a se relacionar com o dinheiro. Aprender a lidar bem com o dinheiro é muito importante para a vida adulta. E é na infância, dentro de casa, que as crianças vão formando as ideias que irão orientar as decisões que elas tomarão no futuro.

Olha só o exemplo da Maria Clara. Ela tem 9 anos e mora com a família em São Caetano do Sul. A Maria Clara ganha uma pequena mesa dos pais e, em troca, tem algumas responsabilidades. Ela precisa pendurar a toalha depois do banho, colocar a roupa suja no cesto, regar as plantas e fazer a lição de casa. Quando deixa de fazer alguma das tarefas, a Maria Clara perde uma pequena parte da mesada. E assim ela foi construindo uma noção do valor do dinheiro. Hoje, a Maria Clara é a fiscal da lista de compras de sua casa. Ela costuma acompanhar sua mãe, a Rejane, no supermercado. E cuida para que só o que está na lista seja colocado no carrinho. E por isso, a Maria Clara está de parabéns!

E para os pais que não têm ainda o hábito de conversar sobre dinheiro com as crianças, as férias são uma ótima oportunidade para começar. O assunto pode ser abordado de um jeito leve e divertido. E até virar uma grande brincadeira. Quer saber como? Leia a matéria: Crianças e dinheiro. Veja também: Brincar sem consumir



Matérias Relacionadas

Crianças e dinheiro

Pequenos economistas

Brincar sem Consumir - Educação financeira desde cedo