Uma Iniciativa Febraban
Atualizado em: 02 jan 2020 às 09h e 09m

Vai às compras para aliviar o estresse?

Confira 20 sugestões de atividades gratuitas ou muito baratas para relaxar em 2020


Quando comprar se torna um hábito exacerbado, pode ser sinal de que alguma coisa não vai bem. Muitas vezes, o que procuramos é, simplesmente, aliviar o estresse, viver por alguns instantes a sensação de recompensa e relaxamento. Mas é bom saber que existem muitas outras maneiras de vivenciar esses sentimentos, longe do shopping e do cartão de crédito.

Para começar 2020 de um jeito diferente, veja as 20 sugestões de atividades gratuitas ou muito baratas que preparamos para ajudar você a relaxar, aliviar as tensões e liberar os sentimentos negativos.

1. Meditar em praças e jardins

A meditação traz diversos benefícios para a saúde, além de acalmar a mente e gerar bem-estar. Procure um parque ou um jardim perto de casa, encontre um lugar tranquilo para sentar. Feche os olhos e permaneça em silêncio por alguns minutos, ouvindo o som do entorno. Repita essa série por mais alguns minutos, dessa vez, prestando atenção apenas à respiração. Você também pode usar um dos diversos aplicativos gratuitos de meditação guiada e mindfullness disponíveis nas lojas de apps, como o Lojong, Vivo Meditação e o Insight Timer. Busque outros, experimente e escolha aquele que mais combina com você.

2. Praticar yoga

Trabalhando corpo e mente, a yoga alia exercícios e meditação com o objetivo de trazer equilíbrio e bem-estar físico e emocional a quem adere a esta prática milenar. Seus benefícios são tão propagados que a yoga foi inserida como prática integrativa e complementar no Sistema Único de Saúde (SUS), passando a ser oferecida pelas unidades básicas de saúde, hospitais e centros especializados que prestam atendimento pelo SUS em todo o país. Saiba mais. Além disso, há inúmeras instituições que oferecem aulas gratuitas em parques e praças públicas em um grande número de cidades brasileiras. Consulte a programação em sua cidade.

3. Aproveitar a agenda cultural gratuita

A programação cultural organizada pelos estados e municípios costuma abranger shows ao ar livre, festivais gastronômicos e festas temáticas, entre outras atrações gratuitas. No Natal, por exemplo, é possível assistir a corais, cantatas, peças de teatro e musicais em diferentes pontos das cidades. Faça uma busca no site da prefeitura ou no jornal da sua cidade para descobrir a variedade de eventos colocados à disposição e aproveite!

4. Caminhar pela vizinhança

Fazer uma boa caminhada, além de fazer bem para a saúde, pode ajudar a reparar melhor nas paisagens e acontecimentos do entorno  onde você vive e que ficam invisíveis na correria do dia a dia. Saia para caminhar sozinho ou em companhia de outras pessoas e aproveite o momento para se fixar no presente e notar o mundo à sua volta.

5. Fazer um piquenique

Um piquenique é uma atividade barata e divertida para se fazer a dois ou em grupo. Que tal aproveitar o tempo livre para procurar um parque e lanchar a céu aberto? Essa é uma ótima oportunidade para confraternizar, ficar mais perto do verde e fazer um programa barato e diferente.

6. Fazer uma retrospectiva no pote

Pegue um pote de vidro que não esteja em uso em casa e relembre, mês a mês, os bons momentos do último ano. Escreva cada um deles em um papel, dobre e guarde dentro do pote. Na virada do ano, escolha três papéis do pote e agradeça a cada um deles, desejando mais coisas boas para o ano novo que se inicia. Se se empolgar, abra todos os papéis. Sempre é tempo de agradecer!

7. Escrever uma carta para o futuro

Um exercício bastante interessante é escrever uma carta para você mesmo no futuro, fechar em um envelope e abrir somente no ano que seguinte, na mesma época. Vale dizer como a vida está hoje e o que você gostaria de conquistar. O seu eu do futuro com certeza vai gostar de receber notícias suas.

8. Ligar para alguém que você não vê há muito tempo

No corre-corre diário, acabamos nos afastando de pessoas que são queridas, mas não fazem mais parte da nossa rotina. Tire um tempinho neste fim de ano para fazer uma ligação para uma pessoa que faz tempo que você não vê. Não vale mensagem de WhatsApp, hein? Perdemos o hábito de fazer ligações e, por isso, a pessoa para quem você ligar terá uma bela surpresa.

9. Ver o pôr do sol

Um espetáculo que acontece todo dia, mas nem sempre temos tempo para apreciar, o pôr do sol é um presente da natureza. Contemplar esse fenômeno lindo pode ser uma chance de aquietar e relembrar do que realmente importa. Sem contar que é um programa super-romântico para fazer a dois.

10. Fazer uma maratona de séries

Sabe aquela série que você perdeu? E aquele filme? Que tal aproveitar o tempo livre para maratonar e pôr tudo em dia? Em vez de uma tarde no shopping, uma tarde no sofá de casa por ser uma oportunidade de descansar o corpo e a mente. E você ainda pode aprender um pouco mais sobre finanças com esses 8 seriados imperdíveis sobre dinheiro.

11. Ir ao cinema

Que tal aproveitar para ir ao cinema naquele dia da semana em que todo mundo paga meia? Reserve esta data só para você. Pode ser uma fugidinha durante a semana, se você não tem emprego fixo, ou um programa para o começo das férias ou aqueles dias de emenda de feriado. Enquanto estamos na correria cotidiana, não temos tempo livre para aproveitar esse benefício.

12. Cozinhar algo especial

Cozinhar no dia a dia, no meio da correria, é uma coisa. Parar para cozinhar sem pressa é outra. Que tal reunir os amigos e fazer uma refeição gostosa em casa? Cada um pode ficar responsável por um prato ou vocês podem fazer uma vaquinha para dividir as despesas. Cozinhar junto com outras pessoas pode ser divertido e é um programa em conta para aproveitar o final de semana ou dia de descanso.

13. Brincar de mímica

Já pensou em recuperar seu espírito de criança e propor um jogo de mímica para toda a família? Juntem-se na sala e escrevam algumas palavras em um papel: vale escolher animais, verbos de ação, músicas e filmes. Dobrem tudo e coloquem em um pote. Dividam-se em dois times e está dada a largada para a brincadeira.

14. Jogar conversa fora

Deixe o celular de lado e aproveite o tempo com a família e os amigos para conversar. Na correria do dia a dia, mal temos tempo para olhar para o lado, mas é preciso encontrar uma horinha para colocar a vida em dia e ter conversas mais profundas com quem realmente importa.

15. Criar uma sessão de fotos antigas

Tire os álbuns de fotos do fundo do armário para rever fotos antigas. Chame amigos e a família para a brincadeira. Essa é uma ótima oportunidade para reviver histórias e compartilhar bons momentos junto das pessoas que você ama.

16. Dançar só ou acompanhado

Dançar é libertador e não gasta nada. Deixe a vergonha de lado, procure sua música favorita em um vídeo na internet e aumente o som! Você pode fazer isso por si só ou em grupo, convidando amigos. Cada um traz um petisco e uma bebida para compartilhar e pronto, diversão garantida. Dançar é uma maneira de liberte as tensões de um jeito gostoso e leve.

17. Liberar espaço no guarda-roupa

Uma prática simbólica que pode te ajudar a começar o ano novo com mais leveza é colocar o guarda-roupa abaixo e começar o ano novo com o pé direito, ficando apenas com as roupas que você realmente usa. Pratique a solidariedade e separe tudo o que você não quer mais para doações.

18. Cuidar do jardim

Não importa o tamanho do espaço que você tenha em casa ou apartamento. Há sempre espaço para cultivar vasos de folhagens, flores e ervas frescas para cozinhar. Eles podem inclusive ser armazenados na área de serviço ou no parapeito das janelas, desde que você cuide na hora de regar para que a água não estrague a pintura interna ou externa.

19. Chamar um vizinho para tomar um café

Entra ano e sai ano vivendo no mesmo lugar e não conhecemos a maioria de nossos vizinhos. Que tal mudar esse hábito? Mesmo sem qualquer pretexto, chame um vizinho para tomar um café na sua casa. Especialmente quem vive em grandes cidades vai perdendo o senso de comunidade ao longo do tempo. Uma simples atitude pode ajudar nessa reconexão.

20. Fazer uma roda de sonhos e desejos

Reúna a família ou um grupo de amigos com a proposta de fazer uma roda de sonhos e desejos. No dia do encontro, você propõe a dinâmica: em roda, cada um compartilha com os demais suas expectativas, desejos e realizações que espera obter em um determinado período de tempo. Esse exercício pode servir como apoio mútuo para que todos se mantenham firmes em seus propósitos e ainda é uma chance para conhecer mais profundamente uns aos outros.


Gostou das dicas? Conta pra gente nos comentários o que você vai fazer para relaxar neste ano?




Matérias Relacionadas

Como seu propósito de vida pode influenciar suas finanças?

Técnicas para guardar dinheiro 1: envelopes

Técnicas para guardar dinheiro 2: crie seu próprio desafio

Gastar hoje ou guardar para amanhã?

Ostentar sem gastar

Seu padrão de vida cabe no seu bolso?