Uma Iniciativa Febraban

Viajar gastando pouco? Sim, é possível!

Férias, carnaval, feriados emendados, Natal e Ano Novo: nessas épocas do ano, os preços costumam estar mais altos, por isso, é importante se planejar para aproveitar o descanso sem apertos no bolso.


Por onde começar?

1)   A primeira coisa é fazer as contas e ver quanto do seu orçamento você pode gastar.

2)   Com esse valor em mente defina o destino em que deseja aproveitar os dias de descanso.

3)   Aqui vale um tempo de pesquisa para as passagens de ônibus ou avião. Faça os cálculos com combustível, pedágio e avalie se a viagem de carro pode sair mais conta. Principalmente, se você for viajar com outras pessoas. 

Dica! Não se esqueça de incluir nas contas o valor da revisão do carro, para evitar surpresas desagradáveis.


Pensando em cada detalhe

Depois de definir pra onde vai, vale pesquisar os passeios que deseja fazer. Assim você consegue estimar o quanto vai gastar em cada dia.

Lembre-se de colocar no seu planejamento os gastos com hospedagem, alimentação, locomoção e lembrancinhas, e também de guardar uma reserva para imprevistos.


Hospedagem

Albergues, pousadas locais, campings ou hostels podem sair mais em conta. Com a Carteirinha de Albergues (Federação Brasileira de Albergues da Juventude -FBAJ), por exemplo, é possível conseguir ofertas, descontos especiais e reservas antecipadas com preferência. Vale olhar também a locação de imóveis por temporada. Pode sair bem mais barato que hotel, com a vantagem de você ter uma cozinha para preparar o café da manhã e uma das refeições do dia. Só isso já traz uma boa economia. 


Reserva Financeira

Ao começar a programar sua viagem, comece a fazer uma reserva financeira. Guarde uma parte de seus ganhos para que, quando chegar a sua tão esperada viagem, você possa aproveitar ao máximo as novas experiências.


Agora é hora de arrumar as malas! A lista dos itens de viagem pode ajudar você a deixar tudo em ordem, e depois disso pé na estrada! ;)