Uma Iniciativa Febraban

12 games que ensinam a poupar


Dicas de jogos que incentivam comportamentos positivos em relação ao dinheiro

 

Muitas pessoas começam o ano prometendo guardar dinheiro para viajar, fazer um curso ou realizar outros projetos. Mas o dia a dia fala mais alto, o mês acaba e não sobra dinheiro para poupar. A questão é que, se esperar sobrar, vai ficar difícil formar uma reserva financeira.

Para vencer esse jogo é preciso criar o hábito de poupar antes de gastar para mudar de fase, ou melhor, de vida. Veja as dicas de jogos adultos e infantis, online e de tabuleiros, que incentivam o planejamento e a poupança para conquistar algo mais valioso mais adiante. Quem disse que aprender a economizar não pode ser leve e divertido?


Para jogar no computador ou celular


 

   1.    League of Legends



Voltado a jovens e adultos, o League of Legends é jogado em duas equipes, cada uma com cinco integrantes. Elas se confrontam na arena Summoner’s Rift, em um mundo chamado Runeterra. O jogador escolhe um campeão, entre os mais de 130 personagens disponíveis, que o representará na batalha. O objetivo é ocupar a base do adversário. Para chegar lá, enfrentará uma série de desafios.

Ao vencê-los, será recompensado com moedas, que poderão ser usadas para comprar itens que tragam vantagens no jogo. Em vez de sair gastando, o truque é ter paciência e juntar essas moedas para adquirir itens de maior valor mais adiante. Chegando ao final, o jogador ganha a “essência azul”. Poupando esse item, conseguirá personagens mais fortes para a partida seguinte. Saiba mais.



   2.    Plants vs. Zombies 2



Neste game de estratégia e ação, que já soma mais de 100 milhões de downloads, os jogadores encaram legiões de zumbis. O game é gratuito e está disponível para celulares Android e iOS. Funciona assim: você cria um exército de plantas poderosas e, enquanto joga, ganha pacotes de sementes e adubo.

Sabendo aproveitar esses recursos, você reforça seus ataques, dobra suas defesas e ganha novas habilidades. Se em um determinado momento você empacar, poderá embarcar em missões especiais. Completando as missões antes do tempo estipulado e adubando os soldados certos, ganha recompensas. Como acontece com quem aprende a usar e investir bem o dinheiro. Saiba mais.


  3.      Candy Crush

Para completar cada rodada do jogo, você pode usar até 45 movimentos. Mas se conseguir economizar e utilizar menos movimentos, os que foram poupados poderão servir para explodir doces e ganhar mais pontos. Com essa regra simples, dá para aprender as vantagens de guardar no presente para poder realizar mais no futuro. Confira a matéria No game e na vida real outras lições que este jogo tem a ensinar para nossa vida financeira. Saiba mais.


  4.      Money Race 2

Disponível apenas em inglês, o jogo ensina como fazer o dinheiro trabalhar para você, adotando estratégias de gestão e investimentos que ajudem a melhorar as finanças e a construir riquezas. Em cada etapa, o jogador é colocado diante de decisões como adquirir e construir imóveis e negócios, fazer aplicações e contratar empréstimos que ajudem a multiplicar seu patrimônio.

Cada decisão é acompanhada de dicas, truques, recomendações e comentários sobre os erros mais comuns no uso do dinheiro. Disponível apenas para Android. Saiba mais (site em inglês).


  5.      Bate-bola Financeiro

Assim como no futebol, ter saúde financeira exige estratégia, disciplina e resistência. Essa é a ideia do Bate-Bola Financeiro, um game online gratuito que ensina jovens e adultos a poupar e a organizar as finanças. O jogo sempre começa com um aquecimento: nessa fase, estão disponíveis materiais preparatórios para leitura.

Depois, é só escolher o grau de dificuldade: iniciante, mais recomendado para jovens entre 11 e 14 anos; intermediário, recomendado para quem tem entre 14 e 18 anos; e profissional, focado em pessoas acima de 18 anos. Para avançar no jogo, você terá que responder a perguntas sobre finanças e assim, aumentar seus conhecimentos. Saiba mais.


  6.      Tá O$$O

Lançado pela Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), o jogo foi criado para ajudar os educadores a levarem os conceitos básicos da educação financeira para alunos do ensino fundamental e do ensino médio, mas qualquer criança ou adolescente pode jogar. É só baixar o aplicativo no celular.

Os personagens, cães, percorrem diferentes espaços de uma cidade e precisam vencer obstáculos para serem bem-sucedidos em missões como fazer economia na troca do skate ou descobrir para onde está indo o valor da mesada. Saiba mais.


  7.      Jogo Vida Financeira

Neste jogo disponível para Android, você escolhe um personagem e o guia para que ele conquiste seus objetivos, tomando decisões para que ele não fique sem dinheiro ou infeliz. A ideia é equilibrar o bem-estar no presente com a realização de sonhos no futuro. Saiba mais.

 

Jogos de tabuleiro


  8.      Jogo da Vida

O jogo ensina que a vida é feita de altos e baixos e é importante estar prevenido para os diferentes acontecimentos. Em cada etapa, são apresentadas situações da vida real, como escolher uma profissão, casar, comprar uma casa, ter filhos. Podem jogar até oito pessoas; a faixa etária recomendada é acima de oito anos. No final, ganha quem teve mais sorte e adotou boas estratégias para acumular mais dinheiro. Saiba mais.


  9.      Monopoly 

Há várias versões desse famoso jogo de tabuleiro, sendo a mais conhecida a de compra e venda de propriedades. Ele ensina a pensar sobre como gerir o dinheiro, de maneira que o jogador decida se vai poupar ou comprar um imóvel. Outra lição que você pode aprender enquanto joga é como alugar um bem que possui para gerar renda e aumentar sua poupança. O jogo é recomendado para crianças acima de 8 anos, mas há versões para crianças acima de 5. Saiba mais.


  10.  Catan – O jogo

Ensina a gerenciar e poupar recursos para evitar que eles se esgotem. Catan é uma ilha deserta que os jogadores devem colonizar. A toda hora surgem novas ruas, matérias-primas são negociadas e pequenas aldeias crescem e tornam-se cidades. Em alguns momentos, há madeira em abundância; em outros, minério. A constante troca de mercadorias cria oportunidades para todos. Mas não demora muito e os espaços diminuem – e tem início uma emocionante disputa por terras, matérias-primas e poder. A experiência desperta a reflexão sobre como criar uma sociedade sustentável para que as futuras gerações possam aproveitá-la Saiba mais.


  11.  Administrando o seu dinheiro

A regra é administrar bem o dinheiro para que ele não acabe antes do final da partida. O jogador percorre o tabuleiro executando tarefas como pagar contas, comprar alimentos, vender objetos e receber salários, entre outras, ganhando dinheiro ou perdendo para o banco. Saiba mais.


  12.  Jogo da mesada

Neste jogo, indicado para crianças a partir de 6 anos, o desafio é aprender a lidar bem com o dinheiro combinando gastos e empréstimos com o recebimento da mesada. Ensina a noção de juros, compromissos financeiros, lucro e prejuízo. Vence quem chegar ao final do tabuleiro com mais dinheiro. Saiba mais.




Matérias Relacionadas

Você tem dificuldade para poupar? Freud explica

5 truques (testados e aprovados) para guardar dinheiro

Pequenos economistas

R$ 50 mil em 5 anos

>

Aprender finanças brincando