Uma Iniciativa Febraban
Atualizado em: 27 fev 2020 às 07h e 32m

Truques para juntar dinheiro para estudar

Como se organizar para fazer o curso que você deseja

 

Estudar pode fazer toda a diferença para quem quer ganhar espaço como empreendedor, mudar de profissão ou potencializar o desenvolvimento de sua carreira. Uma pesquisa da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) mostra como isso se traduz em dinheiro no bolso. No Brasil, quem tem um curso superior ganha 141% a mais do que quem tem o Ensino Médio. Os salários de uma pessoa com mestrado, MBA ou doutorado chegam a ser 350% maiores do que os de profissionais de nível médio.

A análise salarial feita pelo site de empregos Catho traz à luz outro indicador importante: um supervisor ou coordenador de área com inglês fluente ganha 61% a mais que um profissional que não domina a língua. A cada ano de estudo, segundo a Fundação Getúlio Vargas, o salário pode ser 15% maior.

Estudar é, assim, um investimento para a vida. A questão é que, no cenário atual, não é fácil ter recurso para isso. Quem vive com o orçamento apertado, quer primeiro ter um salário maior para então investir nos estudos. Como superar esse desafio? Confira alguns truques para fazer sobrar dinheiro e aprimorar seus conhecimentos. Dia a dia, a poupança vai crescendo e aproximando você daquele curso que deseja realizar.

 

Tranque o cartão de crédito em casa

Pegue seu cartão de crédito e guarde em uma gaveta com chave por seis meses. Ele ficará disponível se você tiver uma emergência, mas tirá-lo da carteira por um tempo é uma boa dica para evitar gastos por impulso que podem atrasar seus planos de estudar. Veja 10 dicas para não se enrolar com o cartão de crédito.

 

Faça um cofrinho para educação

Pegue uma lata, um pote ou caixa de sapato e comece a juntar aquelas moedinhas de troco e notas pequenas que geralmente ficam soltas no canto do armário, nos bolsos da calça ou no fundo da bolsa. Decore o recipiente com o nome do curso que deseja fazer, fotos de pessoas se formando, livros e outros símbolos que representem a conquista desejada. De grão em grão, seu cofrinho irá engordar e levar você mais perto do seu sonho. Confira mais dicas na matéria Você tem dificuldade para poupar? Freud explica.

 

Comece um bico nas horas vagas

Pesquise sua vizinhança e descubra maneiras de oferecer produtos ou serviços que possam gerar uma renda extra para você investir nos seus estudos. Ensinar pessoas de mais idade a usaram aplicativos de computadores e celulares, passear com cachorros, cuidar de crianças, lavar carros, organizar documentos, fazer doces para vender, entre outros. Seja criativo e aproveite as oportunidades ao seu redor. Conheça 14 maneiras de fazer renda extra.

 

Pare de jogar dinheiro fora

Às vezes o orçamento está apertado por causa de desperdícios nas contas de luz e água, nas compras de supermercado, nos planos de internet. Por mais econômica que a família seja ainda é possível encontrar algum vazamento de dinheiro que poderia servir para investir na sua formação. Veja 7 despesas que você pode enxugar hoje e não vai nem perceber.

 

Desapegue e economize

Está na hora renovar o guarda-roupa, mas o foco é guardar dinheiro para o curso de inglês? Organize um bazar de desapego e trocas com os amigos e fique na moda fazendo economia. A internet está cheia de opções de lojas que compram peças novas e usadas. Confira algumas na matéria A onda é desapegar.

 

Pesquise cursos gratuitos e bolsas

Para que pagar se você pode estudar de graça? As principais universidades brasileiras e internacionais oferecem alguns cursos online gratuitos. Você pode aprender sobre ciência da computação com Phyton na Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, por meio da plataforma Coursera. A Universidade de Cambridge oferece cursos e games gratuitos para aprender inglês à distancia. Você também pode cavar bolsas de estudos para garantir a sua formação. Veja algumas dicas na matéria Como bancar seus estudos na crise.




Matérias Relacionadas

Investir em educação aumenta a renda

Como concretizar o sonho de estudar fora do Brasil

Como bancar seus estudos na crise

Como garantir a educação dos filhos

>

14 maneiras de fazer renda extra