Uma Iniciativa Febraban

15 truques para economizar com produtos de limpeza

Dicas e mais dicas para evitar que seu dinheiro escorra pelo ralo


Produtos de limpeza são itens indispensáveis no dia a dia de qualquer família e a gente não pensa duas vezes antes de comprar. Mas na hora de passar no caixa do supermercado, é sempre um susto. Eles pesam, e bastante, no bolso. A boa notícia é que dá para economizar, seja aproveitando melhor os produtos, fazendo trocas, usando itens ecológicos e feitos em casa, reduzindo quantidades ou recorrendo a outros truques que você conhece a seguir. Aproveite as dicas para deixar a casa um brinco e ainda gastar menos.

1.  Faça uma lista antes de ir às compras

A prateleira de produtos de limpeza sempre tem novidades que prometem acabar com a sujeira num passe de mágica e, muitas vezes, ficamos tentados a experimentar algumas delas. Por isso, a regra de ouro para quem quer economizar é não sair de casa sem uma lista de compras de supermercado. Está faltando sabão em pó e detergente? Volte para casa apenas com eles.

2.  Dilua corretamente os concentrados

Os produtos concentrados, como amaciantes, desinfetantes, detergentes e sabões líquidos, entre outros, rendem mais. Porém o benefício para o consumidor só é real se a diluição for feita corretamente, seguido as instruções da embalagem. Se o fabricante recomenda usar dois terços da tampa de amaciante para uma máquina de lavar de 5 quilos e você usar duas tampas inteiras, estará jogando fora o equivalente a quase duas novas lavagens. Além de economizar, ao diluir os concentrados na proporção certa você ainda evita manchar a roupa, o piso ou móveis.

3.  Aposte nos produtos com refil

Sempre que possível escolha produtos com refil. Em vez de descartar a embalagem rígida, você pode reabastecê-la e reutilizá-la muitas e muitas vezes, fazendo economia. Isso porque esse tipo de embalagem costuma ter um alto preço para o fabricante, que o repassa ao consumidor. Ao adotar o refil, você ainda ajuda o meio ambiente, já que as embalagens rígidas ocupam mais espaço no transporte, que responde por cerca de 25% das emissões globais de gases de efeito estufa.

4.  Compre apenas um tipo de produto para cada aplicação

Na hora de comprar, leia a embalagem para entender o que é o produto e qual a sua composição. Muitas vezes, acabamos levando para casa vários itens com a mesma formulação só porque têm cor, cheiro ou embalagens diferentes. Mas a finalidade deles é a mesma. Isso é bastante comum com limpadores gerais e desinfetantes, principalmente.

5.  Use borrifadores

Um truque legal para economizar é diluir os produtos de limpeza geral e colocá-los em um borrifador. Alguns itens já são oferecidos com essa opção, mas costumam custar mais. A sugestão é comprar um borrifador, que você encontra facilmente em supermercados e lojas de artigos para animais domésticos e fazer o seu próprio spray. Desinfetante e alvejante, por exemplo, podem ser diluídos na proporção adequada e aplicados diretamente no piso na hora da limpeza.

6.  Use panos de boa qualidade

O tecido de alguns panos de limpeza, em vez de absorver, acaba espalhando a sujeira, exigindo mais tempo de trabalho e desperdiçando produtos de higienização. A dica, para economizar, é investir em panos de algodão de boa qualidade. Podem custar um pouco mais, mas compensam. Para aplicar lustra móveis sem riscar a madeira, escolha flanela de algodão, que pode ser comprada por metro em lojas de tecidos, por preços inferiores aos dos panos prontos.

7.  Use o sabão em pós apenas para lavar roupas

Muitas pessoas costumam utilizar sabão em pó para lavar o piso da cozinha, banheiros e quintal. Só que este produto tem uma fórmula específica para lavar roupas e, quando usado na limpeza geral, exige muita água para enxaguar, mais passadas de pano úmido para retirar os resíduos do produto e, portanto, mais tempo de faxina. Para evitar esses custos adicionais, use limpadores gerais apropriados.

8.  Lustra-móveis na medida certa

Lustra-móveis têm uma densidade adequada para que o produto se espalhe sobre a superfície da madeira. Para evitar desperdícios, aplique uma pequena quantidade sobre o pano e não diretamente no móvel. Não use o produto em madeira rústica, pois pode manchar. Uma vez por semana é suficiente. Nas demais vezes que for tirar o pó, utilize apenas um pano levemente úmido, que não deixe a superfície molhada.

9.  Limpa-vidros caseiro

Em vez de comprar, prepare em casa o limpa-vidros com ingredientes que você encontra em qualquer supermercado. Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul testaram com sucesso uma receita que usa ½ de colher de sopa de amido de milho, 50 ml de vinagre de álcool, 50 ml de álcool etílico hidratado 92,8º (ou 100 ml de álcool etílico 46,2º) e 50 ml de água morna. Misture todos os ingredientes, coloque em um borrifador e aplique diretamente sobre o vidro.

10.  Faça seu próprio amaciante

Há uma série de receitas caseiras de amaciantes, todas muito em conta e fáceis de fazer. A dica é buscar algumas na internet e experimentar, até encontrar a que te agrada mais. Esta receita do portal The Greenest Post leva 5 litros de água, 4 colheres de sopa de glicerina, 1 sabonete de glicerina ralado e 2 colheres de sopa de leite de rosas. Como preparar: ferva 1 litro de água com o sabonete, dissolvendo-o bem. Acrescente os 4 litros de água fria restantes, a glicerina e o leite de rosas. Misture bem e coloque em garrafas para usar no dia a dia.

11.  Desinfetante natural

O desinfetante tem a função de eliminar germes e bactérias do ambiente e também pode ser feito em casa, utilizando ingredientes simples, como água oxigenada, vinagre de vinho branco e água. Veja esta receita poderosa para higienizar do portal e-Cycle e esta supereconômica e perfumada do canal Culinária em casa, que rende nada menos que 20 litros de desinfetante.

12.  Detergente ecológico

Que tal lavar a louça da família com detergentes naturais, sem ingredientes químicos? Com 200 gramas de sabão em coco ralado, 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, 50 ml de álcool, 10 ml de óleo essencial de laranja ou limão e água, você prepara quase três litros e meio de detergente ecológico. O portal Lar Natural ensina como fazer.  

13.  Limpador multiuso à base de cascas de frutas

Cascas de frutas cítricas, como laranja, limão e tangerina, são excelentes para perfumar e higienizar a casa, substituindo os desengordurantes químicos. E têm baixíssimo custo. Basta colocar as cascas em um vidro com vinagre de vinho branco, deixar marinando por uma ou duas semanas, coar e transferir a mistura para um borrifador. Saiba mais sobre o preparo desta receita no portal Ciclo Vivo.

14.  Desodorizante ambiental sem químicos

Substituir os sprays desodorantes ambientais industrializados por outros feitos em casa é uma ótima pedida para o bolso e para a saúde, evitando alergias e doenças respiratórias. Você pode usar itens como canela, cravo, casca de laranja, capim-limão, alecrim e outras ervas, imersos em água ou vinagre, para purificar e deixar a perfumada. Esta matéria da Casa Cláudia traz onze receitas bem simples de fazer.

15.  Aposte no vinagre, limão e bicarbonato

Além de ingredientes de outros produtos naturais, vinagre branco, suco de limão e bicarbonato de sódio são excelentes coringas na faxina. Diluídos em água, eles podem ajudar, por exemplo, a tirar o cheio da geladeira e o mofo de armários, remover gordura, tirar manchas de ferrugem, limpar torneiras e outros materiais cromados e várias outras aplicações. Veja algumas receitas que associam bicarbonato e limão e algumas dicas para usar o vinagre na limpeza do dia a dia.



Matérias Relacionadas

15 dicas práticas para reduzir os gastos no supermercado

Conta de luz: fique atento para não apagar suas economias

Faça uma caça aos gastos invisíveis e economize

O furacão americano e o preço do gás de cozinha no Brasil

>

Um novo jeito de viver e pensar suas escolhas